Empresa instalará a unidade fabril, a primeira na América Latina, em Araquari
Florianópolis/Araquari – Na manhã de segunda-feira 8, o BMW Group Brasil e o governo estadual assinaram o protocolo de instalação da fábrica no Brasil – a primeira na América Latina. O grupo automobilístico foi representando por Arturo Piñeiro, presidente e CEO; Gerald Degen, diretor geral da fábrica; Torben Karasek, CFO e diretor Financeiro e Administrativo; Gleide Souza, diretora de Relações Governamentais; e Mariana Roméro, da Comunicação Corporativa. A nova unidade fabril da BMW será instalada no município de Araquari, ao norte de Santa Catarina, às margens da BR-101.
Segundo o presidente do BMW Group Brasil, até o final de 2014 modelos BMW fabricados no Brasil já estarão em circulação pelas ruas do País. “A fábrica da BMW no Brasil significa seu compromisso profundo, acima de tudo, para o País, através das futuras relações com as cadeias de abastecimento locais, bem como a colaboração com parceiros industriais. Os investimentos para os próximos anos serão em torno de duzentos milhões de Euros e o planejamento inclui uma capacidade de produção instalada de trinta e dois mil veículos por ano”, destacou Piñeiro.
“VOCAÇÃO”
Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a “vocação de Santa Catarina para a indústria automobilística”, assim como o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que ratificou que a vinda da fábrica da BMW para o Estado “tornará a região muito competitiva”. Desde 2011, várias discussões, idas e vindas de técnicos da BMW Alemanha e Brasil, diversas reuniões com os representantes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ministério da Fazenda foram realizados. Como resultado deste trabalho, o BMW Group teve a habilitação ao programa Inovar-Auto publicada no Diário Oficial da União no inicio de fevereiro.
EMPREGOS
Com a instalação da fábrica, mais de mil novos empregos diretos serão criados, segundo a área de comunicação do grupo. Será também uma grande oportunidade para a área da educação, geração de emprego, intercâmbio cultural e transferência de tecnologia. “Temos absoluta certeza que, com a continuidade do empenho de todos, faremos deste projeto um case de sucesso“, continuou Piñeiro. Após o evento, a Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc) recebeu os convidados para um breve discurso do presidente da instituição e do ministro Fernando Pimentel.
INSTALAÇÕES
O BMW Group é um dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem sucedidos do mundo – com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera vinte e oito instalações de produção e montagem em treze países, com uma rede de vendas presente em mais de cento e quarenta países. Em 2012, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,85 milhões de veículos e mais de 117 mil motocicletas em todo o mundo.