A secretaria de Agricultura da Prefeitura de São Bento do Sul reuniu na noite de quinta-feira, 11, os integrantes da nova Associação de Agricultores que está sendo constituída no município. O encontro aconteceu no auditório da secretaria de educação e o principal tema discutido foi a escala de produção das hortaliças que serão produzidas e destinadas para a merenda escolar. A previsão é de que a Associação forneça 45.370 quilos de verduras, no período de seis meses, para atender as unidades municipais de ensino.
Entre os 11 itens que serão fornecidos pela Associação estão acelga, aipim, alface, cenoura, brócolis, beterraba, chuchu entre outros. A próxima reunião, que está marcada para a terça-feira, 16, às 19h15, também no auditório da secretaria de educação, servirá para confeccionar juntamente com os produtores, a planilha de escala de produção. Como as entregas serão divididas em 28 semanas, de junho a dezembro, os agricultores deverão se organizar para atender a demanda do período.
Itens da alimentação escolar por meio da agricultura familiar (total):
Acelga – 4.000 kg
Aipim – 4.240 kg
Alface americana – 4.090 kg
Beteraba – 3.330 kg
Brócolis – 3.330 kg
Cenoura – 3.600 kg;
Chuchu – 4.180 kg;
Couve manteiga – 2.800 kg;
Couve-flor – 3.330 kg;
Espinafre – 1.670 kg;
Repolho – 10.700 kg.
Nova associação – daqui a 15 dias, os agricultores deverão se reunir para tratar do estatuto da Associação e eleger a diretoria.