Quando se diz que a BMW é um dos maiores investimentos da história de SC, não é exagero. A sede física da montadora alemã em Araquari é uma das provas. Tente imaginar 70 campos como o da Arena Joinville grudados.
É o tamanho dos prédios da fábrica. Imagine, agora, 200 Arenas. É o terreno que ela vai ocupar às margens da BR-101. Enquanto todo esse local é preparado para estar produzindo carrões a partir de 29 de setembro de 2014, segundo a Prefeitura de Araquari, a empresa também vai adquirir um certo “DNA joinvilense”.
A montadora terá unidade também no Perini Business Park, na zona Norte, onde já começou atividades e despertou expectativas.
Berço em Joinville
Um dia, daqui a anos ou décadas, a BMW poderá dizer que teve seus primeiros anos de vida em Santa Catarina em Joinville. A montadora alemã vai dar os primeiros passos no maior condomínio industrial multissetorial do País, o Perini Business Park, na zona Norte da cidade, onde já possui algumas atividades.
É em uma área de 9 mil m² do Perini, pouco maior que um campo de futebol como o da Arena Joinville, que a montadora alemã vai treinar seus funcionários para montar os primeiros carrões latino-americanos, inicialmente com peças importadas de unidades estrangeiras da empresa. O galpão está construído e os equipamentos chegam na próxima semana, segundo declarou ontem, em Florianópolis, o presidente do BMW Group Brasil, Arturo Piñero.
Hoje, 25 funcionários com cargos gerenciais, selecionados em um primeiro processo de recrutamento no Mercure Joinville Prinz Hotel, já atuam na unidade. Eles ocupam cerca de um quinto da área dedicada aos escritórios. Outras levas de executivos devem ser chamadas até o fim do mês, selecionados a partir dos mais de dois mil currículos recebidos.
Os outros quatro quintos da sede no Perini vão ser uma espécie de minifábrica, para simular o que os funcionários irão encontrar em Araquari.
— A unidade da montadora funcionará como um centro de treinamento mesmo, composto por salas de treinamento, vestiários e demais instalações industriais, que simularão linhas de montagem que existirão na fábrica definitiva —, explica o diretor comercial do Perini, Jonas Tilp.
Segundo ele, a empresa não tem uma data-limite para ficar no Perini. O prazo vai depender da inauguração da sede e transferência dos serviços para Araquari, algo projetado para acontecer no dia 29 de setembro de 2014, segundo dados fornecidos pela BMW à Prefeitura de Araquari.
Para o diretor do Perini, o início das atividades da BMW no condomínio industrial não só vai ajudar a projetar ainda mais o nome do local para o mundo, como deve agregar novos negócios à área.
— Novas empresas serão atraídas a Joinville com a montadora, e o Perini tem os diferenciais e condições de abrigar essa cadeia de fornecedores. Estamos atentos às oportunidades.
Consolidação em Araquari
Tão grande quanto a BMW é em termos do impacto que dará à economia de Araquari e de SC, em sua estrutura mundial, em sua marca, design, qualidade e inovação será a sua unidade no Norte catarinense. O terreno de 1,5 milhão de m² equivale a 200 campos de futebol como os da Arena Joinville juntos.
A área vai da BR-101 até o rio Piraí, que corre paralelamente à rodovia, segundo dados da Prefeitura de Araquari. O local é plano e fácil de ver em aplicativos como o Google Maps, por causa do tamanho. Fica perto da empresa de caixas-d’água Fortlev e deve começar a ser terraplanado nesta semana, segundo o prefeito João Pedro Woitexem. Ontem, máquinas ainda estavam de prontidão.
A construção dos galpões, que terão perto de 500 mil m², será do tamanho de 70 Arenas Joinville, duas vezes a área construída do Perini Business Park hoje. “Não duvido que será uma espécie de cidade dentro de Araquari. Conhecemos a empresa nos Estados Unidos (na Carolina do Norte) e é isso que a empresa virou lá”, diz Woitexem.
Um dos atrativos que a montadora cogita criar é uma pista de testes, com pilotos experientes, para fazer demonstrações e dar dicas aos compradores, segundo informações repassadas à Prefeitura. A BMW não comentou, ontem, esses planos ou cronograma. A data de inauguração que Woitexem recebeu da empresa é 29 de setembro de 2014, se tudo correr dentro do esperado.
Em Araquari, a BMW não só vai montar carros como fabricar peças. A metáfora usada pelo secretário de Planejamento e Turismo de Araquari, Clenilton Pereira, é de que vai entrar metal bruto por um lado da fábrica e sair carrões do outro.
O município de 23 mil habitantes, com um único prédio de três andares e PIB correspondente a 25% do faturamento que a BMW espera em seu primeiro ano (R$ 526 milhões contra R$ 2 bilhões), também terá obrigações.
Uma unidade do Corpo de Bombeiros, um posto de saúde e uma creche devem ser construídos perto da megafábrica. O investimento é do Estado, mas a Prefeitura tem de garantir as obras a tempo. Áreas mistas (residenciais) também estão reservadas no Plano Diretor para quando a BMW começar a atrair gente para a região. O prefeito não duvida que o km 66 da BR-101 poderá abrigar uma nova cidade no futuro.