Iniciativa de promoção dos portos catarinenses marca início da atuação conjunta dos terminais do Estado, que passam a se posicionar como alternativa logística competitiva
São Paulo - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou nesta quarta-feira (3), em São Paulo, o programa Portos.SC, que marca o início da atuação conjunta dos portos catarinenses na busca de cargas, por meio de articulação liderada pela entidade. Os portos passam a se posicionar como alternativa logística altamente competitiva, explica o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, que apresentou os terminais do Estado na conferência InfraPortos, dentro da feira Intermodal South America, e durante seminário realizado no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo.
Santa Catarina elevou a participação no total de contêineres movimentados no país de 13,46% em 2008 para 17,23% em 2012, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No mesmo período, a participação do Estado no volume movimentado no país, em toneladas, subiu de 3,35% para 5,26%. Conforme Côrte, esse crescimento reflete a vantagem competitiva catarinense, beneficiada por condições naturais diferenciadas, com uma costa de 500 quilômetros, e também pela tradição exportadora da indústria do Estado, que há décadas gera demanda para os terminais. "Durante a chamada Guerra dos Portos, se falou que ganhamos participação em função de incentivos fiscais, mas isso não é verdade", afirmou Côrte, lembrando dos fortes investimentos privados e públicos realizados nos portos catarinenses, que os tornaram competitivos.
Segundo levantamento da FIESC, está previsto investimento de US$ 1 bilhão nos próximos anos para melhorar a infraestrutura, reforçar e realinhar berços, expandir terminais e comprar novos equipamentos.
A uma plateia formada por representantes de tradings, consulados, embaixadas e empresários, Côrte, acompanhado pelas lideranças dos terminais catarinenses, informou que o Estado sedia seis portos: Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul, Imbituba, Itapoá e o pesqueiro de Laguna, que operam linhas para todos os mercados do mundo. São atendidos praticamente todos os tipos de cargas, além de navegação de cabotagem. E informou que a FIESC estuda, por meio do programa Portos.SC, divulgar essa infraestrutura no mercado internacional.
O sistema portuário de Santa Catarina tem 887 mil metros quadrados de pátio; 2,3 milhões de metros quadrados de retroárea; 17,5 milhões de metros quadrados de área disponíveis para investimentos e capacidade para movimentar 40 milhões de toneladas por ano. Além disso, gera 5,1 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.
Entre as principais mercadorias movimentadas estão carne congelada e derivados (frango, carne bovina e carne suína); madeira e derivados; tabaco; plásticos, polímeros e derivados; maquinários; coque; petróleo; cevada; sal, trigo; milho; soja; bobinas de aço; motores; produtos metalmecânico; têxteis; eletroeletrônicos e químicos.
Veja o perfil dos portos
Porto de Imbituba 880 m de cais, sendo 600 m (berços 1 e 2) e 280 m berço 3
- 5 terminais = 1 coque, 1 granel sólido, 1 fertilizantes, 1 granel líquido e 1 containers
- 1.550.000 m2 área total, 482.000 m2 área de pátio, 500 m2 área de retroárea, 150.000 TEUs capacidade, 550 tomadas reefers , bacia de evolução de 400 m.
- Dragagem de aprofundamento do canal para 17 m, bacia de evolução para 15 m e berços entre 12 e 15 m. A dragagem resultará em um ganho operacional que permitirá a vinda de maiores navios e maior volume de carga
Porto de Itajaí
- Portfólio de linhas marítimas para todas as regiões do planeta
- Sistemas e ferramentas focados no atendimento das necessidades dos clientes e órgãos Intervenientes focados em eficiência para o usuário
- Retroárea estruturada com terminais alfandegados, portos secos, transportadoras, armazéns, etc.
- Localização estratégica no contexto rodoviário brasileiro
•Proximidade de grandes pólos geradores de carga no Estado, além de estar localizado em uma extensa área de abrangência, que engloba os estados de SP, MG e ES, dentre outros
Porto de Itapoá
- Iniciou suas operações em junho de 2011, sendo o mais novo terminal portuário do Brasil
- De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano. E já iniciou seu projeto de expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente
- Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil
•Sua localização é estratégica, na Baía da Babitonga, que possui características seguras e facilitadas para a atracação dos navios, com águas calmas e profundas, ideal para receber embarcações de grande porte
Portonave
- A Portonave é um terminal portuário privado, localizado na cidade catarinense de Navegantes
- Integra o 2° maior complexo portuário em movimentação de contêineres do Brasil.
•Possui infraestrutura completa, tecnologia de padrão internacional, expertise em cargas congeladas, além de profissionais altamente qualificados e elevado grau de desempenho e produtividade
Porto de São Francisco do Sul
- Um porto de múltiplo uso, destacando-se para a movimentação de carga geral, contêineres e grãos
- Sua localização privilegiada, na Baía Babitonga, o coloca entre os portos mais seguros para atracações
•Com várias melhorias em infraestrutura, desde segurança à reestruturação dos cais de atracação, até o aumento na profundidade da bacia de evolução e canal de acesso para 14 metros, está preparado para receber navios de grande porte
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