Projeto Pescar forma nova turma em Blumenau
Tornar jovens preparados e confiantes para buscar o novo emprego. Com esse objetivo, o Projeto Pescar, unidade Fundação Fritz Müller (FFM),Havan e Riffel, encerra mais uma turma do curso “Vendas e atendimento ao cliente”. Para marcar a data, haverá uma cerimônia de formatura, na terça-feira, 2 de abril, na sede da FFM, a partir das 19h30min, com coquetel e entrega dos certificados aos formandos. A Rede Projeto Pescar é composta por 146 unidades espalhadas por todo o país.
O curso, com duração de 10 meses, desenvolveu os jovens, de 16 a 19 anos, não só nas questões profissionais, como também comportamentais. Graças ao curso, o aluno Fernando Rodrigues inicia seu primeiro emprego no dia 1º de abril. O futuro auxiliar de escritório, conta que desde que iniciou no projeto, aprendeu a ter mais responsabilidades. “Uma das coisas que mais me chamou atenção foi entender devemos pensar também nos outros e não somente em nós mesmos”, afirma.
Ao longo das aulas, os jovens recebem, gratuitamente, material escolar, vale-transporte, seguro de vida, uniforme e alimentação. Todas as disciplinas são ministradas por voluntários que acreditam no projeto e nos sonhos dos adolescentes. Do conteúdo apresentado em sala de aula, 60% abrange a cidadania e o comportamento, assim, após o curso, os jovens estão aptos, também, para exercer funções administrativas.
O Projeto Pescar surgiu em 1976, em Porto Alegre, pelo empresário Geraldo Tollens Linck. São 36 anos dedicados à educação e capacitação profissional, o projeto é um sistema pioneiro de franquia social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação de adolescentes em vulnerabilidade social.