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Metas serão definidas em conferências

Segunda, 18 de março de 2013

Evento nacional acontecerá em Brasília

 

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Durante o encontro também foram abordados os eixos Documento Referência da Conae (Foto Viviane Miranda/PMSBS)
  

São Bento – A Secretaria de Educação Prefeitura de São Bento do Sul reuniu anteontem, quarta-feira, representantes de todas as esferas educacionais do município, para tratar sobre a Conferência Nacional da Educação (Conae). No encontro, realizado no auditório da secretaria, além de informações sobre o evento, que ocorre de 17 a 21 de fevereiro do ano que vem, em Brasília, foram apresentados os sete eixos abordados no Documento Referência da Conae. A partir dos dados, os presentes puderam escolher os itens que serão debatidos nas escolas são-bentenses, por meio de conferências municipais, marcadas para o dia 24 de abril. Os eixos são os seguintes. II, Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; e VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.

 

DOCUMENTO ÚNICO

Segundo a supervisora de Educação Básica e profissional da Gerência Regional de Educação, Marlize Beatriz Conte, os três eixos serão trabalhados nas escolas, com a elaboração de propostas em cima de cada tema. “Os estudos nas unidades seguem até a Conferência Nacional. Das propostas será elaborado um documento único do município, o qual será apresentado na conferência estadual, no mês de setembro, em Florianópolis”, explica. Após os estudos nas escolas, no dia 21 de maio ocorre a Conferência Municipal.

 

PLANOS E AÇÕES

O objetivo é dar continuidade às discussões sobre os eixos escolhidos. “Ainda na Conferência Municipal serão conhecidos os delegados incumbidos de representar a cidade em âmbito estadual”, conta a supervisora. Para Marlize, é fundamental a participação da sociedade no processo. “Quanto mais pessoas envolvidas, maior a busca por planos e ações para a educação. Não adianta garantir apenas o acesso às escolas, mas garantir a permanência e a qualidade na aprendizagem. Precisamos ser práticos, objetivos, e essas orientações tratadas nessas conferências ampliarão as discussões”, disse.



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