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Padre Antônio Taliari

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Padre Antônio Taliari

Jornalista (DRT 3847/SC)

Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR


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24/02/13 Dom: Gn 15,5-12.17-18 – Sl 26 – Fl 3,17-4,1 – Lc 9,28b-36

Domingo, 24 de fevereiro de 2013

Neste, 2º Domingo do Tempo da Quaresma, o Evangelho de Lucas, mostra que a transfiguração é o coração da revelação do mistério de Jesus. Graças à experiência da transfiguração, os discípulos missionários entram no conhecimento que o Filho tem do Pai e o Pai, do Filho. Ponto alto da narrativa é a obediência ao ‘Jesus só’ que o Pai ordena. Se, somos feitos pelo que ouvimos, a escuta é caminho para a visão e forca para a caminhada. O caminho atrás de Jesus como discípulos missionários os preparou para a visão, ainda que esta tenha sido imprevisível e inesperada. Agora, os discípulos missionários sabem quem ele é, porque devem escutá-lo, porque tem que segui-lo. A obediência a ‘Jesus só’ diz respeito especialmente à sua palavra sobre Jerusalém, a morte violenta, a cruz. Sem cruz não há salvação, porque sem amor não há salvação, porque sem dor não há amor. A glória da vitória passa pela dor. A escuta e o seguimento de Jesus ajudam os discípulos missionários a entenderem do que falaram Moisés e Elias. Cada um, a seu modo, falou da plenitude do dom de Deus. A voz do Pai: “este é o meu Filho” e a face do Filho, transfigurado pela comunhão com Deus que se exprime e se alimenta na oração, são, antes de tudo, uma confirmação daquilo que os discípulos missionários têm dificuldade de entender agora e mesmo depois da ressurreição, que é a necessidade da cruz, por um lado, e o dom excedente da salvação que o pai nos dá em Jesus e no Espírito. É necessário refletir sobre o primeiro Êxodo, o de Moisés, para entender o segundo, o de Moisés e viver o terceiro, o nosso. Jesus, como Moisés, coloca-se à frente do povo para o novo êxodo, cujo êxito é o Reino plenamente realizado, a Jerusalém definitiva. Como Elias, será ‘arrebatado’, ‘assumido’ no céu para aparecer novamente no fim dos tempos. É bom lembra que no Novo Testamento, há duas correntes sobre a vitória de Jesus sobre a morte: uma que fala de ‘ressurreição’, outra que fala de ‘exaltação’ e ‘glorificação’. Da mesma forma que foi, ele votará. No novo Êxodo, há um novo maná, que é o pão partido, e uma nova lei, que é o rosto do Filho obediente. Escutando a ele, escutamos o Pai; vendo a ele, vemos o Pai. Não quis revelar sua glória de modo espetacular, como certamente foi tentado a fazê-lo, mas na humilhação do seu caminho a Jerusalém e na vergonha da sua estada em Jerusalém. Foi disso que ele falou aos discípulos missionários antes de subir ao monte com Pedro, Tiago e João. É disso que, agora, à sua presença, conversa com Moisés e Elias. A palavra do Pai: “este é o meu Filho: escutai-o” completa e corrige a palavra dos discípulos missionários. A compreensão que os discípulos missionários têm do Filho está muito distante da que o Filho tem de si mesmo e da que o Pai tem do Filho. O Filho terá que passar pelo drama da cruz. O Pai manda que os discípulos missionários aceitem o Cristo que passa pelo escândalo da cruz. Só Jesus é o Filho; só Jesus deve ser ouvido. Outras palavras são tentação, vestida de inteligência, bom senso, razão, teologia. A experiência do Monte Tabor vai lançar um raio de luz sobre as trevas de Jerusalém. Esta luzinha no meio do caminho aponta para uma luzinha no fim do túnel. Jesus, em resposta, disse que Pedro é que devia ir atrás, tornando-se novo discípulo missionário. Jesus, falando a Pedro, falou a todos os discípulos missionários. Fizeram uma experiência antecipada da glória para poderem encarar a passagem obrigada da cruz. Nós também precisamos ter, como diz a canção, a história na frente e a certeza na mão!

 

25/02/13 – Seg: Dn 9,4b-10 – Sl 78 – Lc 6,36-38

26/02/13 – Ter: Is 1,10.16-20 – Sl 49 – Mt 23,1-12

27/02/13 – Qua: Jr 18,18-20 – Sl 30 – Mt 20,17-28

28/02/13 – Qui: Jr 17,5-10 – Sl 1 – Lc 16,19-31

01/03/13 – Sex: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28 – Sl 105 – Mt 21,33-46

02/03/13 – Sáb: Mq 7,14-20 – Sl 103 – Lc 15,1-3.11-32

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