A fábrica da BMW em Santa Catarina deve começar a operar no ano que vem. Uma das possibilidades é que a marca, que é dona da inglesa Mini, também produza os compactos em território nacional.
De acordo com a gerente de comunicação da BMW no Brasil, Katja Embden, a produção do Mini na fábrica que será instalada em Araquari, no Norte do Estado, é apenas especulação do mercado. A matriz na Alemanha é quem irá confirmar o produto que será produzido e eles ainda não se manifestaram.
O diretor da agência especializada no mercado de automovéis AutoInforme, Joel Leite, não acredita que a BMW irá produzir um carro como o Mini, que é de pequeno volume, pouco funcional e muito caro - custa em média R$ 120 mil - no país. Para ele, é mais provável que sejam produzidos os veículos da Série 3, como o 320i, 328i e 335i, que são carros mais básicos.
Mas como o Inovar-Auto, o novo regime automotivo que tem como objetivo estimular o investimento na indústria automobilística nacional, reduz os impostos apenas de carros que são produzidos em território brasileiro, Leite não descarta a possibilidade de que os compactos sejam sim produzidos no Brasil.
— É uma maneira de aumentar o espaço desse veículo, que ainda é muito restrito, no mercado nacional — diz ele.
A BMW ainda não confirmou a data em que será assinado o contrato com o Estado para a instalação da fábrica, mas o diretor de imprensa do Governo de Santa Catarina, Claudio Thomas, acredita que a solenidade deve ocorrer em Florianópolis até o final do mês de fevereiro, entre os dias 25 e 28.