Com o objetivo de discutir e planejar ações a serem desenvolvidas ao longo do ano, a Fundação Cultural da Prefeitura de São Bento do Sul promoveu, na quinta-feira à noite, 31, encontro com escritores são-bentenses. A reunião serviu ainda para apresentação da equipe da Fundação, bem como do presidente, Braulio Hantschel.
Dando início às atividades, o presidente falou aos cerca de 30 escritores, destacando o compromisso em aproximar a Fundação Cultural de todas as classes artísticas. “Queremos que todos se sintam à vontade para vir aqui, expor suas ideias e dúvidas. Por isso, esses encontros foram divididos para que possamos conversar, nesse primeiro momento, com cada classe. Além de repassar informações, queremos ouvir de vocês no que podemos auxiliar”, disse.
Mecenato - Na ocasião, a diretora da Fundação Cultural, Marília Moraes, repassou informações sobre as inscrições dos projetos culturais interessados em captar recursos através do Mecenato, onde é possível captar um teto de, aproximadamente, R$ 36 mil. “As inscrições abrem no dia 4 e seguem até o dia 22 de fevereiro”, avisou.
Os projetos inscritos serão avaliados pela Comissão de Análise de Projetos (CAP) e os aprovados ficam autorizados a captar recursos mediante doações ou patrocínios. “Neste ano os selecionados, como contrapartida social, terão que desenvolver atividades que beneficiem, no mínimo, três bairros do município. Queremos, com isso, descentralizar a cultura, pois é um dever do artista se preocupar com todos os bairros, afinal, os recursos vêm do dinheiro público”, destacou.
Workshop – A diretora convidou os presentes a participarem, no dia 8 de fevereiro, do workshop preparado para auxiliar os artistas no preenchimento correto dos projetos. “O workshop ocorre a partir das 18 horas, no auditório da Escola de Música. Será um momento onde vocês poderão esclarecer todas as dúvidas em relação aos projetos”, explica.
Marília falou ainda sobre o Projeto De repende Cultura. Numa iniciativa da Fundação Cultural, a ação visa surpreender a população com apresentações artísticas das mais variadas. “Não existe cronograma de quando ou onde elas vão ocorrer. É justamente esse o objetivo, que as pessoas tropecem em cultura, em arte. Convido vocês, amantes da literatura, para participar desse projeto”, disse.
Após o repasse das informações, o grupo trocou ideias sobre projetos a serem desenvolvidos. “Queremos que esses encontros sejam realmente para dialogar. Independente da Fundação convidar ou não, que esses diálogos permaneçam”, encerrou.
Encontros - Denominado “Os Diálogos Setoriais da Cultura”, o projeto consiste em vários encontros com artistas e agentes culturais do município. A próxima reunião ocorre no dia 5 de fevereiro e são esperados artistas da classe teatral. Dança e folclore se reúnem no dia 6. Artesanato, fotografia, artes plásticas e visuais no dia 7, e música, no dia 14. Os encontros ocorrem na Fundação Cultural, sempre com início às 19 horas.