Prefeito Fernando Tureck já protocolou alguns projetos
São Bento – Hoje, sexta-feira, acontece a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, às 19:00. Nesta semana, com a proximidade da data, o prefeito Fernando Tureck (PMDB) reuniu-se com os vereadores, na própria sede do Parlamento, para expor os Projetos de Lei do Executivo Municipal protocolados para análise dos edis. Quatro projetos mereceram maiores esclarecimentos por parte do prefeito. O de nº 001/2013 propõe reajuste dos benefícios sem paridade mantidos pelo Ipresbs - Instituto dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul, a partir de 1º de janeiro de 2013. Já o Projeto de Lei nº 002/2013 altera a Lei nº 2993, de 10 de abril de 2012, que institui a contribuição de melhoria para específicas obras públicas. O de nº 003/2013, por sua vez, autoriza o pagamento de juros e parcelamento de dívida do município para com o Ipresbs no montante de R$ 1.282.551,84.
Também foi apresentado o Projeto de Lei nº 004/2013, que altera o valor da RPV – Requisição de Pequeno Valor, instituído pela Lei Municipal 2.515/2010. Quanto a este projeto, que merece uma explicação mais detalhada, o presidente da Casa, César Godoy, irá até à Prefeitura conversar com o secretário de Finanças, Paulo Tem Pass. Os vereadores Márcio Dreveck (PP), José Ermínio Grein (PSDB), Edimar Salomon (PP) e Peter Kneubuehler (PP) aproveitaram o encontro para solicitar ao prefeito respostas, em dez dias, dos futuros Pedidos de Indicação. Apoiando o pleito de seus colegas, o presidente do Legislativo falou de sua viagem ao Chile e sobre as formas de cobrança das ações à população. Godoy colocou ainda a Câmara de Vereadores à disposição do Executivo e convidou o prefeito para estar presente na primeira sessão ordinária.
USBAM
Buscar uma aproximação maior com o Poder Legislativo e ter o apoio para as ações de representatividade e fortalecimento de suas atividades foram os principais temas do encontro da Associação Sãobentense das Associações de Moradores de São Bento do Sul (Usam) com a presidência da Câmara de Vereadores, nesta semana. Ficou definido pelo presidente que serão realizadas reuniões quinzenais de trabalho com os bairros, de forma rotativa, através das Associações de Moradores. O objetivo é proporcionar o contato direto com os vereadores para o debate das necessidades de cada localidade. A Usbam é integrada atualmente por 19 das 33 associações são-bentenses. A presidente da Usbam, Sueli Maria Zacaluzne, bem como o vice-presidente Reinaldo de Machado de Paula e o secretário Arnaldo de Conto destacaram que o objetivo da entidade é atuar de forma integrada para melhor representar a comunidade através de ações planejadas das Associações de Moradores.
As reuniões da Usbam passarão a acontecer no plenarinho da Câmara de Vereadores, todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, das 18:00 às 21:00. No encontro com a presidência, foi ainda ressaltada a importância de as associações estarem em dia com suas obrigações fiscais. Somente de forma regularizada é que as entidades podem receber subsídios públicos para seu funcionamento e realização de atividades.