Florianópolis - O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, afirmaram nesta terça-feira, 22, em Biguaçu, o compromisso do governo estadual de liberar mais R$ 2,5 milhões para a conclusão das obras externas do hospital municipal já na próxima semana. O Estado investiu R$ 6 milhões na primeira etapa de construção e quer agilidade na conclusão das obras, tendo em vista o grande benefício que o hospital trará, não só para Biguaçu, mas para toda a Grande Florianópolis.
O hospital de Biguaçu, construído em parceria com a Organização Mundial da Família, tem 131 leitos - dos quais 21 são de UTI neonatal, 12 são de UTI pediátrica e oito de UTI adulto. A construção está quase toda concluída. Faltam apenas algumas readequações, cujo projeto, explica o superintendente de Saúde de Biguaçu, Heron Pereira, já está aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado. O hospital de Biguaçu começou a ser construído em 2010 e a previsão do prefeito José Castelo Deschamps é de que no início do segundo semestre comece a operar.
Satisfeito com o andamento da obra, o vice-governador se disse “impressionado” com a unidade de saúde, que classificou como ampla e com vocação pré-definida: atender baixa e média complexidade, com prospecção de se tornar um hospital regional, com atendimento para toda a Grande Florianópolis. “O Estado está estabelecendo prioridades. E na Saúde, a prioridade são os hospitais”, reiterou Pinho Moreira, que descartou a hipótese do hospital ser administrado pelo Estado. “Vamos buscar uma entidade, possivelmente filantrópica, com experiência em gestão hospitalar e na prestação de serviços na área médica. O Governo repassará recursos”, concluiu.
“É muito importante que o Hospital de Biguaçu dê um reforço para as cirurgias eletivas, para diminuir a demanda reprimida”, afirma o secretário Dalmo de Oliveira, ao explicar que a unidade de saúde terá plenas condições de atender casos de emergência com baixa e média complexidade. “O hospital fará atendimento clínico, serviço de pronto atendimento e vai ter algumas especialidades cirúrgicas, como urologia e ortopedia.” O hospital conta com três salas cirúrgicas e duas obstétricas.
Moreira visita UPA de Biguaçu
O vice-governador e o secretário Dalmo Claro aproveitaram a ida a Biguaçu para visitar a Unidade de Pronto-Atendimento do município. Segundo o prefeito José Castelo Deschamps, a unidade realiza 300 atendimentos por dia, muitos oriundos de municípios vizinhos. “Hoje temos demanda de 20 a 30% de pacientes que vêm de São José. É mais fácil ser atendido aqui”, destacou Deschamps.