Jovens de diversas cidades de Santa Catarina trocam descanso das férias
por semana solidária no bairro Centenário
De 20 a 27 de janeiro, 80 jovens, alunos e ex-alunos de escolas, universidade e centros sociaisMaristas, com idade entre 16 e 20 anos, passarão parte de suas férias de forma diferente. No lugar de passeios ou descanso, o grupo vivenciará a rotina de moradores em situação de vulnerabilidade. Partindo de cidades como Florianópolis, Chapecó, Joaçaba, Jaraguá do Sul e Criciúma, os estudantes estarão reunidos em São Bento do Sul para participar de uma série de atividades educativas e humanitárias junto aos moradores do bairro Centenário.
Entre as iniciativas haverá o plantio de uma horta na EEB Prof. Carlos Zipperer Sobrinho, para reforçar a merenda escolar, oferecendo uma alimentação mais rica e balanceada a crianças e jovens que estudam no local. Também ocorrerá o plantio de mudas de árvores em uma praça em frente à escola, incentivando a sustentabilidade local. Na programação, ainda estão previstos momentos de debates, visitas às famílias da comunidade, atividades educativas e recreativas para crianças e jovens.
A ação faz parte do projeto Missão Solidária Marista, realizado desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e os valores dos jovens e da própria comunidade, a fim de que se tornem agentes de transformação social. Em todas as iniciativas a finalidade é promover a integração com a realidade encontrada, bem como verificar prioridades junto às comunidades. De acordo com o Setor Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária, por meio da imersão em comunidades em vulnerabilidade social, favorece a convivência, possibilitando uma troca de experiências enriquecedora e a educação para a solidariedade.
Sobre o Grupo Marista
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. NaComunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br