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Cartas ao Bom Velhinho: Distribuição de presentes tem início

Segunda, 10 de dezembro de 2012

Projeto “Papai Noel dos Correios” funciona em parceria com escolas

 

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Diferentes pedidos são feitos pelas crianças; a maioria dos pedidos é por brinquedos, mas também há casos em que são solicitados alimentos e roupas (Fotos Elvis Lozeiko/Evolução)
  

Começa hoje, sexta-feira, a distribuição dos presentes do projeto “Papai Noel dos Correios”. Conforme o gerente da agência dos Correios em São Bento do Sul, Paulo Gonçalves de Andrade, já em agosto aconteceram os primeiros contatos com as escolas locais. No mês seguinte começaram a aparecer as primeiras cartas dos alunos endereçadas ao Papai Noel. O dia 1º de dezembro foi a data-limite para que as cartas fossem adotadas. Os próprios padrinhos foram até o balcão dos Correios e escolheram quais pedidos iriam adotar. Porém, os padrinhos nem sequer ficam sabendo do nome do aluno e nem da escola em que estuda. “É como um amigo secreto”, compara Paulo. Até alguns anos, o funcionamento do projeto tinha outra sistemática.

As cartas – cerca de oitocentas anualmente – deixadas nos Correios eram analisadas e entregues por veículos da própria empresa pública. Destas, aproximadamente 70% eram adotadas. Agora, porém, o projeto é executado apenas através das escolas – ou, pelo menos, entre as que manifestam o desejo de participar. Assim, os presentes são deixados nos próprios estabelecimentos de ensino, mediante comprovação dos responsáveis pelos mesmos.

 

11 ANOS, IDADE MÁXIMA

Além de ser uma medida para evitar eventuais problemas no Tribunal de Contas da União (TCU), a mudança também fez com que o próprio projeto seja um incentivador para que as crianças estudem. A idade máxima para participar é 11 anos. Os temas principais do projeto são alimentos, roupas e brinquedos. Os maiores pedidos são de brinquedos, conforme o gerente da agência são-bentense. De acordo com Paulo, o número de cartas foi limitado: 450. “Todas adotadas”, conta. Há inclusive padrinhos tradicionais, que sempre participam do projeto com doações. O conteúdo das cartas revela todo o sentimento das crianças. “Neste Natal quero ganhar: caixa de bombom, trator e bola”, escreveu um aluno. “Querido Papai Noel: minha mãe está doente. Ela não pode comprar para mim este presente. Ela tem que comprar remédio”, escreveu outro.

 

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Presentes já estão devidamente identificados na agência dos Correios de SBS
  

SONHOS ESCRITOS

“A campanha ‘Papai Noel dos Correios’ integra as ações de Responsabilidade Social da empresa realizada nas vinte e oito diretorias regionais. Milhões de cartas endereçadas ao Papai Noel chegam de todas as partes do País. São crianças, jovens e até adultos que expressam seus sonhos por meio da escrita. É neste instante que, há vinte e três anos, a fábrica de realizar sonhos do Papai Noel dos Correios inicia seu trabalho, que só termina com o sorriso da criança que vê sua a carta respondida e/ou seu pedido atendido. Essa fábrica de solidariedade funciona graças à sua ajuda. Existem duas formas de apoiar: ler e selecionar as cartas enviadas ao Papai Noel e/ou adotar as cartas selecionadas”, explica o site oficial da empresa, o www.correios.com.br. 

“Em 2010, a Campanha Papai Noel dos Correios foi vinculada a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – ‘Educação básica de qualidade para todos’ – e também a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Essa vinculação configura uma iniciativa de convergência da atuação da ECT em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas. Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar, do uso do CEP e do selo postal são ações trabalhadas nas escolas. Viva a alegria natalina! Ajude a ler cartas e a presentear milhares de crianças por todo o País. Quanto mais você ajuda, mais o Papai Noel dos Correios distribui magia e bondade”, descreve a página.

 

CRITÉRIOS DA CAMPANHA

Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios, das quais menos da metade atendiam aos critérios da campanha. Dos mais de dois milhões de cartas selecionadas, foram adotadas 1.459.927. O ano de 2009 registrou o maior número absoluto de cartas recebidas (1.981.154). No entanto, graças à parceria com escolas e abrigos/creches, foi nos anos de 2010 e 2011 que a campanha obteve o melhor resultado em efetividade. Subiram os percentuais de cartas que atendiam aos critérios da campanha, de participação de voluntários, de parcerias e de apadrinhamentos.

A melhora no desempenho se deve à inovação do formato que alinhou o Papai Noel dos Correios a um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), denominado “Educação básica de qualidade para todos”. Além da valorização e incentivo à educação, leitura e produção textual, o novo modelo apresentou avanços, com destaque para a assertividade relativa ao público alvo a ser beneficiado pela campanha e a ampliação do percentual de seleção e adoção de cartas. Nos anos anteriores, a quantidade de cartas repetidas, sem endereçamento, escritas por adultos ou mesmo escritas por crianças que não se enquadravam nos critérios da campanha gerava retrabalho nas etapas de triagem, leitura e seleção. O novo formato possibilitou a redução do recebimento de cartas fora dos padrões da campanha. 



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