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Padre Antônio Taliari

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Padre Antônio Taliari

Jornalista (DRT 3847/SC)

Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR


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25/11/12 Dom: Dn 7,13-14 – Sl 92 – Ap 1,5-8 – Jo 18,33b-37

Terça, 27 de novembro de 2012

25/11/12 Dom: Dn 7,13-14 – Sl 92 – Ap 1,5-8 – Jo 18,33b-37

Neste, 34º Domingo do Tempo Comum e Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Evangelho de João, traz o seu relato da Paixão e concentra-se no diálogo entre Jesus e Pilatos sobre a realeza. A realeza universal de Jesus, proclamada diante do representante de César, suprema autoridade mundial, primeiro representante do chefe deste mundo, é o tema que domina toda a narração da Paixão. Depois que o poder religioso decidiu a entronização de Jesus na Cruz, o poder político proclama a realeza, condenando-o à morte. O texto, na verdade, é um jogo de ironias: o que é dito por brincadeira é verdade; o que se considera verdadeiro é brincadeira. Uma brincadeira estúpida e trágica ao mesmo tempo. A própria mentira, sem querer nem saber, proclama a verdade. É o confronto definitivo. As trevas saíram em campo aberto, reuniram-se para julgar e mancomunaram-se para condenar o Nazareno. A luz do mundo, porém, dissolve as trevas que o aprisionaram. Jesus, com efeito, executa soberanamente o julgamento de Deus. Ao invés de condenar quem quer que seja, e motivos não faltariam, dá a vida por todos. Contra o Filho, enviado pelo Pai para salvar os transviados irmãos, reuniram-se os poderosos, para cumprir o que a mão e a vontade do Senhor haviam predisposto que acontecesse: manifestar a todos o Seu amor misericordioso, glória dEle e salvação nossa. Rei é o homem ideal, ideal de todo homem. Livre e poderoso, quer o que lhe agrada e faz, ou faz fazer, o que quer. No mundo antigo e na Idade Média, que, sob muitos aspectos, foi sua continuação, o rei era o representante de Deus na terra. O confronto com Pilatos ocupa perto de um terço do relato da Paixão. Abarca o processo, prossegue na cruz e prolonga-se na deposição da cruz. O poder de Pilatos estende-se da condenação à execução, da execução ao sepultamento do Justo injustamente executado. A essência injusta e letal do poder romano é, assim, escancarada. A realeza de Jesus, porém, desmonta a nossa imagem deformada do homem e de Deus. Depois que um de Deus se fez carne, imagem visível do Deus invisível, parece não ter mais sentido a proibição mosaica de fazer representações de Deus. Na verdade, não é mais necessário fazer imagens de Deus, nem do homem, porque a sua única imagem é o próprio ser humano, verdadeiro e livre. Na sua sóbria solenidade, o processo diante de Pilatos é uma síntese de ‘teologia política’, um tesouro inesgotável sobre a verdade do homem e de Deus. Jesus é conduzido ‘de fora’ do palácio para ‘dentro’ do palácio. O movimento não é só físico; dentro e fora é uma distinção teológica importante. Dentro, está a Palavra de verdade e vida; fora, a gritaria de mentira e morte, dirigida pelos chefes religiosos. Pilatos, o indefinido Pilatos, fica na coluna do meio, nem dentro nem fora. Chamado a responder à revelação que sente dentro, cede às pressões da violência que vem de fora. É o preço que paga para manter o poder, o seu poder, que não está a serviço da verdade e da vida! Só Jesus está a serviço da verdade e da vida. A realeza de Jesus é a única que esta a serviço da verdade e não é conhecida pelos poderosos. Ele é o rei libertador porque se recusa a dominar e assume o serviço como essência da sua messianidade. Ele é rei, sim, mas um rei muito diferente. Nele, Deus e o homem se mostram numa luz absolutamente nova, como no princípio da criação, à imagem do Deus Amor. Estamos na última semana do Ano Litúrgico, no próximo domingo, vamos iniciar o Tempo do Advento, preparação para o Natal!      

       

26/11/12 – Seg: Ap 14,1-3.4b-5 – Sl 23 – Lc 21,1-4

27/11/12 – Ter: Ap 14,14-19 – Sl 95 – Lc 21,5-11

28/11/12 – Qua: Ap 15,1-4 – Sl 97 – Lc 21,12-19

29/11/12 – Qui: Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9a – Sl 99 – Lc 21,20-28

30/11/12 – Sex: Rm 10,9-18 – Sl 18 – Mt 4,18-22

01/12/12 – Sáb: Ap 22,1-17 – Sl 94 – Lc 21,3-36

 

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