Prêmio Room Tax é sucesso em Balneário Camboriú: hotéis associados ao Convention Bureau já aumentaram em 34% a arrecadação
O Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau (BCC&VB) tem muitos motivos para comemorar neste ano, e um deles é pela aceitação dos associados ao incentivo no recolhimento da Room Tax. A contribuição, criada nos meados de 1971 no Canadá e praticada em todo mundo, é simbólica e espontânea cobrada por pernoite dos hóspedes em hotéis associados aos Convention Bureaux.
Para se ter uma ideia, em 2012 aumentou 30% o número de hotéis que aderiraram à cobrança da Room Tax na cidade. A conscientização por parte da hotelaria, atrelado à campanha criada pelo BCC&VB são fatores que colaboraram para que crescessem a adesão e também a arrecadação da taxa: comparando setembro do ano passado com setembro deste ano o acréscimo foi de 34%.
O que também pode ser levado em consideração quando se fala deste aumento, é a taxa de ocupação hoteleira no período. Em agosto de 2011 para o mesmo mês deste ano, o número de procura por leitos em Balneário Camboriú cresceu 8%. Já em setembro foi superior (11%). Estes dados são do Sindisol, que tem cadastrado 108 hotéis/pousadas.
Premiação
Aumentar o repasse da contribuição (Rid="mce_marker",20 por diária), estimular o turista e orientar a rede hoteleira, são alguns dos objetivos que fez com que o Convention Bureau promovesse de setembro a novembro a primeira edição do Prêmio Room Tax – Uma contribuição para o turismo, um prêmio para você. Desde então, funcionários dos hotéis que repassam o valor (Melo, D’Sintra, Pecon, Slaviero, Bella Camboriú, San Remo, Itália, Geranium, Mercure, Marambaia) concorrem para ver qual arrecadará mais, e assim ser premiado com duas diárias com acompanhante em equipamentos turísticos de Santa Catarina.
Importante lembrar que legalmente somente hotéis associados aos Convention Bureaux e que repassem integralmente o valor recolhido podem cobrar a Room Tax.
Associados falam sobre a campanha
A campanha Room Tax está tomando os hotéis associados ao BCC&VB. Gestores e funcionários da hotelaria, além dos turistas, aos poucos estão compreendendo a importância da contribuição e o valioso trabalho da entidade, que além de treinamentos, também distribuiu material de apoio para a cobrança e de divulgação do município.
A chefe de recepção do Hotel Itália, Renata Zambrzycki, enfatiza que hoje os colaboradores sabem o que é a Room Tax e para que serve. “Ainda está sendo modesta a aceitação dos hóspedes, mas a situação está melhorando gradativamente, pois com o treinamento recebido e o material de apoio fornecido pelo Convention Bureau, sabemos como abordá-los”. No Mercure, a adesão está aumentando. “É de grande valia essa campanha. Cerca de 50% do material informativo que está disponível nos quartos e recepção sempre é levando pelos visitantes”, diz o chefe da recepção, Adnã Pereira.
No D’Sintra, também “há mais conscientização sobre o que é a taxa”, comenta o recepcionista Paulo Cesar B. de Oliveira. Já no San Remo, segundo a recepcionista Larissa Paola de Oliveira Kannenberg, com a placa confeccionada pelo Convention Bureau, os visitantes não têm mais dúvidas sobre o que é a Room Tax. No Marambaia, quem mais tem dúvidas é o público corporativo. “É relativo o aumento da contribuição, mas depende da semana”, frisa o recepcionista André Pereira. No Geranium, onde a recepcionista Priscila Lopez Moreira considera um grande incentivo a campanha, a aceitação ainda não está 100%, mas da mesma forma aos poucos está crescendo.
Avaliação do BCC&VB
O Convention Bureau tem vários projetos para serem realizados entre 2012 e 2014, porém sabe que para colocá-los em prática, necessita de mais recursos. “Incentivar o pagamento e o repasse da Room Tax é uma entre várias ações para trazer mais recursos à entidade. No caso específico desta campanha, fico muito feliz com a aproximação do BCC&VB com os recepcionistas e departamentos comerciais dos hotéis”, ressalta a presidente da entidade, Margot Rosenbrock Libório. Segundo ela, são estes colaboradores que fazem a linha de frente da hotelaria e são “importantíssimos” para o turismo de Balneário Camboriú.