Terminal é destino de serviços que utilizam navios com tamanhos e capacidades cada vez maiores, proporcionando economia de escala e transit times mais competitivos
O Porto Itapoá passa a ser escala para o novo serviço Bossa Nova da Maersk Line – em substituição ao serviço Rumba – juntamente com o serviço Spain, da MSC. Nesses dois serviços outros armadores completam o joint, como a CSAV, Safmarine e UASC.
O objetivo dos armadores é reestruturar o atendimento das demandas entre Europa, Oriente Médio, Mediterrâneo e Costa Leste da América do Sul gerando economia de escala. Inicialmente operado por seis navios de 6000 TEU, a linha fará a rotação Valencia, Algeciras, Pecém, Salvador, Paranaguá, Itapoá, Imbituba, Santos, Las Palmas, Port Tangier, Algeciras, com o primeiro navio operando em 17 de outubro.
Para o melhor atendimento do mercado, no serviço Bossa Nova, a Maersk Line está lançando também o serviço ME4, afim de garantir uma cobertura direta entre os mercados da Índia e Mediterrâneo. O serviço será operado por navios Panamax de 4500 TEU de capacidade nominal.No ME4 a rotação segue para Jebel Ali, Nhava Sheva, Jeddah, Marsaxlokk, Algeciras , Port Tangier, Genoa, Jeddah e Jebel Ali.
Itapoá também é escala do serviço Apollo, da Maersk e MSC, complementando o serviço W-Med, já existente, com alterações em algumas escalas do Mediterrâneo. Este serviço tende a ampliar e agilizar as operações dos mercados da Itália e da Espanha para cargas com destino ao Brasil. A rotação deste serviço passa por Valencia, Gioia Tauro, Livorno, Genova, Fos, Barcelona, Valencia, Las Palmas, Suape, Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires, Montevideu, Rio Grande, Navegantes e Itapoá.
Com profundidade e infraestrutura para receber navios de grande porte, Itapoá vem sendo destino dos serviços que utilizam navios com tamanhos e capacidades cada vez maiores.