01/09 – sábado – 15hr e 17hr – BAÚ DE HISTÓRIAS – Cia Fio de Ariadne
Teatro: ENTRE A ROSA E A ESPADA – Escola Básica Celso Ramos Filho
A apresentação será na Escola Básica Celso Ramos Filho, no bairro de Oxford, e os ingressos deverão ser solicitados na direção da escola –
telefone 3635-0045
Entre 20 de agosto e quatro de setembro, a Cia Fio de Ariadne, de Joinville, passa por 14 cidades catarinenses com o espetáculo “Entre a Rosa e a Espada”.
A turnê acontece através do projeto Baú de Histórias - realizado pelo Sesc Santa Catarina desde 2004. No espetáculo, que se passa na cozinha e na sala de uma casa aconchegante, duas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços.
Trazem à tona personagens como leões, unicórnios, reis e princesas, presentes no universo fantástico de Marina Colasanti. “Entre a Espada e a Rosa”, “Entre o Leão e o Unicórnio” e “Longe Como o meu Querer” - os contos preferidos das duas amigas - são repletos de símbolos que revelam algo de essencial presente em cada mulher.
A vontade de Ângela em trabalhar com Marina Colasanti não é de hoje. A atriz já apresentou contos da escritora em edições do Proler, na Univille, sendo que em uma dessas oportunidades a própria Marina estava entre o público. No final de 2010, ao lado do diretor Lucas David, as atrizes resolveram ampliar a contação do Proler e montar “Entre a Espada e a Rosa”. Segundo Ângela, a apresentação do espetáculo promove um jogo despretensioso entre os espectadores e as integrantes do Fio de Ariadne. O cenário é formado por uma mera cozinha e uma poltrona, onde a dupla se senta para narrar as histórias ao público que abraça o espaço cênico. “Normalmente quem ouvia histórias tem alguma lembrança afetiva, dos lugares, dos cheiros. Nós queremos proporcionar esse ambiente aconchegante, numa interação que só o teatro proporciona”, explica.
Além dos contos, o universo mágico de Colasanti é entremeado por cantigas, criando toda uma ambientação. Como Ângela define, “Entra a Espada e a Rosa” não deixa de ser uma contação para adultos, levando-os às memórias de sua infância.
CENTRO CULTURAL GENÉSIO TURECK
Segue as obras no Centro Cultural Dr Genésio Tureck. O forro está praticamente pronto, já foi dado início a pintura interna.
PAINÉIS DA VIA SACRA DA ESCADARIA DA IGREJA MATRIZ
Já iniciaram as obras para recuperação dos painéis da Via Sacra.