O forro como forma de acabamento e de demarcação dos espaços internos sempre foi um elemento arquitetônico importante. Os forros não são necessários em todas as obras, mas cada vez mais têm sido utilizados, pois facilitam as instalações elétricas e luminotécnicas, além de muitas vezes auxiliarem nas questões térmicas e acústicas.
No mercado há uma série de opções, como a madeira, o gesso, o PVC, fibras sintéticas e naturais como o bambu, até os forros modulares, mais utilizados em ambientes corporativos. Para escolher o tipo mais adequado às necessidades do usuário, é preciso levar em conta o tipo de isolamento termoacústico desejado, a iluminação utilizada e o estilo da decoração do espaço.
Os mais usados em ambientes residenciais são os forros de gesso. Eles permitem a colocação de peças de iluminação embutidas e escondem tubulações de elétrica, hidráulica e de automações, além de camuflar vigas indesejadas e imperfeições das lajes. O forro de gesso está basicamente divido em duas opções: o forro em placas e o forro em drywall (ou gesso acartonado). O forro em placas costuma ser um pouco mais barato, mas é aquele tipo conhecido pela grande quantidade de sujeira que gera durante sua execução. O forro de gesso acartonado é uma chapa produzida industrialmente, composta por gesso e alguns aditivos envoltos em papel especial. Seu sistema de aplicação é bem mais limpo e permite peças em formas variáveis.
O PVC é um material plástico que se obtém a partir de duas matérias primas naturais: o petróleo e o sal. Isto faz do PVC um dos materiais mais econômicos em termos de uso de recursos não-renováveis. O forro de PVC apresenta boas características térmicas e acústicas, é inócuo, durável, não propagador de chamas, resistente ao ataques de pragas, intempéries, corrosão, além de ser extremamente leve. Pode ser produzido em placas modulares ou réguas com opção de larguras e cores, tendo como grande destaque a facilidade na limpeza. A desvantagem deste tipo de forro é a versatilidade limitada em projetos personalizados.
Os forros de madeira são painéis para revestimento com alta qualidade estética, acústica e térmica. Existem os forros de madeira prontos, no qual as ripas vêm com um sistema de encaixe do tipo macho e fêmea e devem ser pregados ou parafusados a distâncias regulares, em uma estrutura de madeira auxiliar ou diretamente na laje. Há também a possibilidade de se encomendar forros sob medida (curvos, por exemplo) para projetos personalizados. Existem vários tipos de madeira e acabamentos para este tipo de forro e, ainda, é possível realizar variações com vernizes e tintas.
O forro de bambu é uma alternativa moderna e resistente, que é também sustentável. Apresenta um bom nível de isolamento acústico e térmico, mas é importante verificar a procedência do material, pois há métodos de secagem e cozimento que diminuem as chances de o material ser atacado por fungos e brocas. O uso de uma manta asfáltica pode proteger o forro de infiltrações.
O universo de soluções é imenso e é sempre necessário analisar as vantagens e desvantagens de cada alternativa.