Situado em São Bento do Sul, Laboratório de Tecnologia de Madeira e Mobiliário é o terceiro do país autorizado a realizar testes com berços
Florianópolis - As fabricantes de berços do país agora contam com mais uma instituição para avaliar seus produtos. A partir de agosto, o Laboratório de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, do SENAI em São Bento do Sul, tornou-se o primeiro de Santa Catarina e um dos três do país autorizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para avaliar berços. Com isso, a expectativa é de maior facilidade no processo de obtenção do selo do Inmetro, que se tornará obrigatório. Em Santa Catarina, o SENAI integra o Sistema Federação das Indústrias (Sistema FIESC).
Para o diretor da unidade do SENAI em São Bento do Sul, Julcimar Machado, a acreditação junto ao Inmetro para verificar a conformidade de berços a partir de testes laboratoriais vai agilizar os processo de obtenção da certificação, que será compulsório a partir do dia 21 de dezembro. "As empresas da região serão beneficiadas, pois terão mais agilidade e menor custo no processo de certificação, já que não será preciso enviar os produtos para testes em outros Estados. Mas nossa intenção é beneficiar fabricantes de todo o país", afirma o diretor. "O SENAI está atento às demandas da indústria no Estado e, por isso, já está buscando a autorização para realizar ensaios de outros tipos de produtos", completa.
Para obter o selo do Inmetro, as empresas devem contratar um organismo certificador de produto (OCP), após certificar-se que seu sistema de gestão e produtos estão de acordo com as normas. Após fazer uma auditoria na empresa candidata, uma amostra dos produtos é enviada a um organismo de avaliação de conformidade (OAC) - que, no caso, deve ser um laboratório de ensaios acreditado ao Inmetro, como o Laboratório de Tecnologia de Madeira e Mobiliário do SENAI/SC. No laboratório, é analisado se o produto está de acordo com a norma e emite-se um relatório de ensaio ao OCP. Por fim, o OCP confirma a adequação da empresa e a recomenda para a certificação do Inmetro. Quando aprovada, a empresa candidata registra seu produto no Inmetro e é autorizada a usar o selo de certificação.
Para atender à portaria 269 do Inmetro, os fabricantes de berços precisam obter a certificação até o dia 21 de dezembro deste ano. E, para isso, os produtos precisam atender à uma série condições de segurança, resistência e durabilidade. "Um berço, por exemplo, deve ser produzido com tinta sem metais pesados, pois é comum que a criança morda a madeira e pode se intoxicar", explica Cleder Bez Batti, coordenador do núcleo de madeira e mobiliário da unidade do SENAI em São Bento do Sul.
Os produtos, caso possuam tecidos e plásticos, deverão ser aprovados no teste de inflamabilidade, e não poderá haver furos acessíveis (nos quais as crianças podem prender o dedo). Também será preciso que as grades tenham altura mínima, espaçamento adequado e travamento, para que a criança não tente sair do berço sozinha. Além do aspecto relacionado aos produtos, as empresas também terão que comprovar a rastreabilidade de seus processos de fabricação e gestão, atendendo a parte dos requisitos da ISO 9001:2008.
O Laboratório de Madeira e Mobiliário do SENAI em São Bento do Sul já possui acreditação do Inmetro para realização de ensaios (testes) de produtos embalados - em que avalia a capacidade das embalagens de proteger os produtos - e agora foi autorizado a ampliar sua atuação. Para isso, o laboratório teve que ser aprovado em uma auditoria que avaliou a confiabilidade dos ensaios. Além disso, o laboratório também participa dos chamados "ensaios de proficiência", que permitem a comparação com outros laboratórios e garante a certeza dos resultados obtidos.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.