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Centro de Operação da Medição da Celesc vai monitorar 13 mil clientes

Quarta, 08 de agosto de 2012

 


Florianópolis  -
Nesta quinta-feira, 9, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) inaugura seu Centro de Operação da Medição (COM), que vai permitir monitorar à distância os medidores de energia de todos os consumidores do Grupo A e Clientes Livres, que representam aproximadamente 46% do faturamento da Celesc. Também será realizado o monitoramento remoto de toda a Medição de Fronteira da Celesc Distribuição. A inauguração do sistema será às 15h30min no prédio da Celesc, em Florianópolis.

 

Atualmente a Celesc monitora mil clientes deste Grupo, e está em andamento o contrato para ampliação de mais oito mil pontos. A capacidade de monitoramento do COM é de até 13 mil clientes. “O Centro de Operação da Celesc é um dos mais avançados da América Latina, e poderá representar para a empresa a recuperação de até R$ 2 milhões por ano, antes perdidos por conta de fraudes”, diz o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni. Segundo ele, a inauguração é um marco na nova forma de controle e acompanhamento dos grandes clientes pela Celesc.

 

O COM, coordenado pela Diretoria Comercial da Celesc Distribuição, permite a automação de processos (leitura remota e faturamento automatizado) e recuperação de receita (blindagem da medição, detecção de fraudes). O envio das informações dos clientes para a Celesc se dará por meio dos “módulos remotos”, equipamentos instalados junto aos medidores. Para os clientes, a vantagem é que não haverá mais necessidade de receber a visita mensal do leiturista. “Além disso, os bons pagadores não pagarão pelos maus, já que o sistema evita a ocorrência de fraudes”, avalia o diretor comercial, Dílson Oliveira Luiz.

 

O próximo passo será o desenvolvimento de um site exclusivo para o consumidor com informações e estatísticas referentes a sua medição, a partir do sistema de telemedição. “Dessa forma os clientes poderão saber a data e hora de ultrapassagem da demanda e programar suas atividades para horários em que a energia é mais barata”, completa o diretor.

 

Para a construção do COM foram investidos R$ 280 mil em estrutura física e tecnológica. A nova estrutura vai permitir que o trabalho de medição, antes executado por 240 profissionais, passe a depender de apenas 15, possibilitando remanejamento da mão de obra.

 



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