AE
A paulista Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância nos Jogos de Pequim 2008, estreia nesta terça-feira nos Jogos de Londres para defender o título, o primeiro de uma mulher brasileira em provas individuais - a judoca Sarah Oliveira foi a segunda, em 2012. Maurren chega à qualificatória, às 15h05 (horário de Brasília), sem estar entre as melhores da temporada.
A melhor marca de Maurren em 2012 foi obtida em maio, 6,85 m. Sete atletas entre as 32 que disputam a qualificatória saltaram mais do que 7 metros neste ano. A brasileira de 36 anos não salta acima de 7 metros desde o título olímpico de 2008 - 7,04 m. A melhor da temporada é a norte-americana Brittney Reese, campeã mundial do salto em distância em 2011, que fez 7,23 m.
A condição física de Maurren é um mistério. A brasileira não compete desde 2 de junho, quando sentiu uma lesão no quadril. Para não forçar e se decidar aos treinos, desistiu de competir no Ibero-Americano e no Troféu Brasil. "O Nélio (Nélio Moura, treinador) me disse que a Maurren está bem e animada para a estreia em Londres", disse o chefe da equipe brasileira de atletismo, Martinho Nobre dos Santos.
Para obter a qualificação à final, marcada para quarta-feira, será preciso saltar 6,70 m ou ficar entre as 12 primeiras.
Além de Maurren, o Brasil terá mais sete atletas em ação nesta terça. Três disputam as eliminatórias dos 200 m rasos: Sandro Viana, Bruno Lins e Aldemir Gomes. Classificam-se para as semifinais os três primeiros de cada série e os três melhores tempos.
Fabiano Peçanha disputa as semifinais dos 800 m, Evelyn dos Santos, as semifinais dos 200 m, e Laila Ferrer e Silva e Jonathan Henrqiue Silva buscam vaga nas finais do lançamento do dardo e do salto triplo, respectivamente.