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Estudante de Joinville irá representar o Estado em programa do Ministério da Educação

Segunda, 06 de agosto de 2012



Joinville  - Um estudante da Escola Estadual Dr. Tufi Dippe, de Joinville, foi eleito como o representante de Santa Catarina na etapa nacional do programa Parlamento Juvenil do Mercosul. Leonardo Manoel Francisco concorreu com mais dois alunos da rede estadual de ensino e venceu a seleção na última sexta-feira, 3, em Brasília. Durante um mandato de dois anos, o jovem participará de encontros nacionais e internacionais que irão compor a agenda do projeto.

O joinvilense, de 17 anos, foi escolhido em julho pela Secretaria de Estado da Educação (SED) por desenvolver projetos sociais no colégio e na comunidade. Na escola, o estudante é monitor de letramento de línguas e contribui nas aulas de dança e teatro, além de ser o presidente do grêmio estudantil. Ele também integra ações na rede municipal de educação.

Leonardo e outros 26 parlamentares eleitos, terão a função de ouvir os estudantes do ensino médio dos países membros do Mercosul. A intenção é que os jovens possam trocar experiências e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade.  O primeiro encontro ocorrerá no dia 28 deste mês, na Colômbia. “Estou muito motivado em expor minhas ideias, como também receber as dos outros participantes. Este programa servirá para ampliar nossos conhecimentos”, afirmou.

Na semana passada, o adolescente e os alunos Lucas Domingos Gava Barp, de São Miguel do Oeste e Ana Paula Machado de Melo, de Descanso, passaram três dias na Capital Federal, onde se reuniram com outros jovens do Brasil. Eles realizaram trabalhos direcionados ao tema “O Ensino Médio que Desejam” e refletiram sobre assuntos como direitos da juventude, desafios e possibilidades do ensino médio, integração latino-americana e inclusão educativa. 

Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul

O programa é uma oportunidade para estudantes de 14 a 17 anos, do ensino médio da rede pública, conhecerem pessoas de outros países e representarem o Brasil em uma jornada de diversas ações de integração e reformulação de propostas para a melhoria do ensino médio. O projeto é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio das secretarias estaduais de educação.



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