Santa Catarina vai virar um canteiro de obras nos próximos anos. A informação é da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), dada durante coletiva de imprensa, ontem, na Capital, em que anunciou um pacote de cerca de R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura rodoviária para o Estado, com recursos do Ministério dos Transportes.
A esse valor soma-se mais R$ 5 bilhões de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e programas especiais do PAC para a realização de obras em SC.
A divulgação de programas de editais de obras que devem ser lançados ainda este mês e do andamento de projetos das demais obras na malha viária que deverão ser licitadas ainda em 2012 foi feita por Ideli e pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC), João José dos Santos, na sede do Dnit, na Capital.
Entre os projetos contemplados pelo investimento estão a duplicação da BR-280 e da BR-470, a restauração de 1.248,5 quilômetros da malha viária federal em Santa Catarina, melhorias em estradas como a BR-163 e a BR-285, além da construção da ponte de Laguna, vistoriada, ontem, por Ideli Salvatti e considerada por ela "a construção fundamental para encerrar a duplicação da 101".
A ministra também informou que a abertura de licitação para a construção do túnel duplo do Morro dos Cavalos, em Palhoça, será para dezembro deste ano. A obra é esperada há mais de 10 anos. Como normalmente as concorrências públicas não duram menos do que seis meses e o prazo de execução dos trabalhos é de dois anos e meio, um dos últimos três gargalos da BR-101 poderá ser finalizado em meados de 2015.
Enquanto a obra não fica pronta, para solucionar os congestionamentos na temporada, Ideli garantiu que o governo está trabalhando para construir uma quarta faixa. O objetivo é finalizá-la antes de dezembro.
Segundo Ideli, os editais são fundamentais para o desenvolvimento da economia e para a geração de empregos em Santa Catarina.
— A execução dessas obras vai ao encontro da lógica da presidente Dilma Rousseff para o enfrentamento da crise financeira — disse a ministra.
Segundo ela, as melhorias decorrentes dessas obras incentivariam a economia do Estado por facilitarem o escoamento da produção, como na BR-280 (atendendo ao Planalto Norte até o Porto de São Francisco do Sul) e na BR-470 (importante via para a região do Vale).
Pacotão para a malha viária de SC: