Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Raio X: os empreendimentos em SC que podem hospedar seleções na Copa 2014

Quinta, 02 de agosto de 2012

 

Santa Catarina tem três Centros de Treinamento habilitados pela Fifa em Floripa e Joinville

Cristiano Rigo Dalcin | cristiano.dalcin@diario.com.br

Santa Catarina entrou na rota de algumas das futuras 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2014. Florianópolis e Joinville foram incluídas no primeiro catálogo elaborado pela Fifa com 54 locais recomendados para servirem de concentração e local de treinos.

As duas principais cidades do Estado aparecem no "guia" com três locais: Costão do Santinho Resort e Majestic Palace em Florianópolis, e Bourbon Joinville Business, em Joinville. O Majestic Palace tem a parceria do Figueirense, com o Estádio Orlando Scarpelli, enquanto o Bourbon Joinville Business conta com a Arena. O Costão do Santinho já tem um gramado e aprovou projeto para a construção do segundo, a partir de setembro.



De acordo com o responsável pela captação de grandes eventos da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Eduardo Loch, as seleções têm preferência por locais com hotel e campos de treinamento no mesmo espaço para garantir ambientes privativos, seguros e exclusivos.

– Por isso, o Costão do Santinho talvez passe a ser o equipamento mais disputado pelas seleções – afirma Loch.

De fato, o resort foi o local que recebeu maior número de visitas: Dinamarca, Argentina, Japão (duas vezes), Estados Unidos e Inglaterra (duas vezes). Hospedagem oficial dos clubes da Série A, o Majestic Palace foi vistoriado por representantes do Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

O Infinity Blue, em Balneário Camboriú, e o Il Campanário, em Jurerê Internacional, na Capital, também chamaram a atenção de algumas seleções. Os dois estão fora do primeiro catálogo pela falta de campos de treinamento, mas poderão entrar na próxima lista de recomendação da Fifa, desde que atendam a essa exigência.

Sem uma definição das seleções classificadas e do sorteio dos grupos, a única certeza até o momento é de que a localização do Estado favorece a logística da equipes que jogarem nas cidades-sedes de Porto Alegre e Curitiba.

Fifa reconhece importância de SC no cenário esportivo nacional

A indicação de Florianópolis e Joinville como subsedes da Copa do Mundo de 2014, anunciada nesta quarta-feira pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local do Mundial que será realizado no Brasil, tanto demonstra o reconhecimento da importância de Santa Catarina no cenário nacional do esporte quanto impõe uma grave responsabilidade a todos os que se envolverem, de uma ou outra forma, na empreitada.

O pressuposto é de que ambas as cidades têm condições de garantir as estruturas necessárias para que as seleções nacionais que as escolherem como base e campo de treinamento. E isto lhes será cobrado desde agora, eis que expostas ao foco da mídia esportiva internacional.

Na Capital, o Costão do Santinho e o Majestic Hotel, em parceria com o Estádio Orlando Scarpelli, do Figueirense, e em Joinville o Hotel Bourbon Business, ao lado da Arena Joinville, da prefeitura, receberão equipes.

Há muito trabalho pela frente para adequar as cidades às exigências impostas pela magnitude, complexidade e visibilidade de uma competição internacional de tal porte e interesse.

Florianópolis, Joinville e o Estado de Santa Catarina precisam arregaçar as mangas para, ao menos, atenuar problemas como a precariedade dos aeroportos superados pela demanda, a decrepitude da malha viária, os congestionamentos que paralisam o trânsito, e a falta de sistemas de transporte coletivo intermodais, eficientes, e seguros.

O risco é "pagar um mico" planetário, e abalar a imagem de "Estado de qualidade", que tanto orgulha os catarinenses. Está na hora de se mexer.

Agir com planejamento, passando ao largo dos remendos e das improvisações. Eis cobrança que passa a ser uma “bandeira” do jornal.

A partir de agora vamos evidenciar as qualidades das nossas cidades escolhidas, mas vamos cobrar atitutes das autoridades para resolver estes problemas cada vez mais expostos.

*Mário Pereira / Editorialista do DC



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA