Florianópolis - A partir do segundo semestre deste ano, o Programa Nacional de Imunizações acrescentará no calendário infantil a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e a Pentavalente, que protege contra cinco doenças: difteria, coqueluche, tétano, haemophilus influenza tipo B e hepatite B.
A Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com vírus inativado, vem sendo aplicada em países que já eliminaram a doença. Entretanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que ajuda a garantir uma proteção de grupo. O vírus da pólio ainda circulou em 2011 em nove países, sendo que o risco de reintrodução ainda é real.
Já a Vacina Pentavalente reúne em uma só dose a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Ela será produzida em parceria com os laboratórios Fiocruz/Bio-Manguinhos e Instituto Butantan. As crianças serão vacinadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas (Tetravalente + Hepatite B monovalente).
Com o novo esquema, além da Pentavalente, a criança manterá os dois reforços com a vacina DTP para difteria, tétano e coqueluche. O primeiro reforço a partir dos 12 meses, e o segundo entre 4 e 6 anos. Além disso, os recém-nascidos continuarão a receber a primeira dose da Vacina Hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.
As vantagens dessas vacinas combinadas são as economias de custos dos imunobiológicos e de logística operacional. São produtos que reúnem um número maior de antígenos capazes de estimular a resposta imunológica contra mais de um agente infeccioso, vírus ou bactéria. Tudo isso em única apresentação, o que reduzirá também as oportunidades perdidas de vacinação.
As ações desenvolvidas pelos agentes de saúde na rotina diária e nas datas nacionais de vacinação contribuíram para a erradicação da poliomielite no país. O último caso foi registrado em 1989. No entanto, a doença ainda ocorre em outros países e pode ser reintroduzida pelos viajantes infectados em regiões que apresentem pessoas não vacinadas.
Agenda
A VIP e a Pentavalente serão introduzidas no calendário básico a partir do segundo semestre desse ano. De 18 (Dia D) a 24 de agosto de 2012, todas as crianças menores de 5 anos devem ser levados aos postos de saúde com o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso.
Essa semana será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilitando que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros. A semana também será oficialmente o momento de implantação das novas vacinas para as crianças que estiverem na faixa etária recomendada.
Esquema sequencial da vacinação contra poliomielite
Idade |
Vacina |
2 meses |
Vacina Inativada poliomielite - VIP |
4 meses |
VIP |
6 meses |
Vacina oral poliomielite (atenuada) - VOP |
15 meses |
VOP |