Andréa Bardawil continua na função por mais um ano
Ao final da 30ª edição, o Instituto Festival de Dança de Joinville anuncia três novos curadores artísticos. A bailarina Cecília Kerche, a artista e pesquisadora Sigrid Nora e a diretora artística Iracity Cardoso passam a fazer parte da Curadoria Artística juntamente com Andréa Bardawil, que permanece na função por mais um ano.
A Curadoria Artística tem como missão trazer sugestões que contribuam para a formatação técnica e artística do Festival de Dança, além de revisar o regulamento das mostras, fazer a seleção dos grupos, indicar professores, jurados, companhias convidadas e outros projetos e ações especiais que enriqueçam o conteúdo técnico-artístico do evento.
Conheça os novos curadores artísticos do Festival de Dança de Joinville:
Cecília Kerche
É bailarina principal do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Outorgada Embaixatriz da Dança pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), órgão vinculado à UNESCO por suas inúmeras apresentações em diversas Galas na Europa, América e Ásia.
Sigrid Nora
É artista e pesquisadora. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2005). Pós-doutora em História/Políticas da Escrita da Imagem e da Memória - UFSC (2011). Docente na Universidade de Caxias do Sul/RS. Autora do livro “Raízes” (2003), organizadora da Coleção Húmus (2004/2011) e organizadora do vol. 1 “Temas para a Dança Brasileira” (SESC/SP, 2011).
Iracity Cardoso
Atuou no Ballet Stagium e no Corpo de Baile Municipal de São Paulo, foi diretora do Ballet Gulbenkian e co-diretora do Balé do Teatro de Genebra. Dançou também em companhias da Alemanha e da França e foi a renovadora do Centro de Dança da Galeria Olido, em São Paulo.
Andréa Bardawil
Coreógrafa e diretora da Companhia da Arte Andanças, é uma das fundadoras da ONG ALPENDRE - Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde desenvolve pesquisas na área de vídeo-dança. É coordenadora pedagógica do Encontro Terceira Margem, realizado pela Bienal Internacional de Dança do Ceará, e atual curadora do Festival de Dança de Joinville.
Patrocinadores
A 30ª edição do Festival é apresentada pelo Banco Itaú, que desde 2008 tem apoiado este grande encontro de bailarinos. E pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem o patrocínio do Governo do Estado por meio do FUNCULTURAL, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tractebel Energia e Grupo RBS.
Tem a colaboração da Folha de São Paulo e a promoção da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville.
A realização é de responsabilidade do Instituto Festival de Dança.