São Bento - Já está nas mãos da Polícia Ambiental o resultado das amostras de água coletadas após o acidente ferroviário ocorrido quinta-feira (19), entre as estações de Rio Vermelho e Rio Natal. O laudo, emitido pelo Laboratório Freitag, de Timbó, comprovou o índice de poluição de 7,25 microgramas por litro na represa 2 da Pequena Central Hidrelétrica – PCH, e de 0,1 micrograma por litro na represa 3.
Com o resultado anexado ao processo, a Polícia Ambiental inicia a elaboração da multa à América Latina Logística (ALL), a qual deve ser emitida nos próximos dias. Como o acidente ocorreu dentro de uma Unidade de Conservação, a APA Rio Vermelho/Humbold, os valores podem sofrer alterações, mas, conforme a lei, podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, dependendo da interpretação do órgão ambiental que analisa a proporção do impacto e o dano ambiental.
Mesmo com a comprovação de poluição, o abastecimento de água da cidade não foi comprometido, pois o local do acidente fica depois da captação de água.
Recuperação
Na quarta-feira (25) iniciou a retirada das oito locomotivas e dos 27 vagões que tombaram no local. No momento, os trabalhos se voltam para a coleta dos grãos de soja e do farelo, quando cerca de 60 toneladas foram espalhados com o acidente. Todo trabalho está sendo executado por mais de 100 pessoas, onde a previsão é que as atividades no local voltem ao normal em 30 dias.