Florianópolis - O governador Raimundo Colombo inaugura, nesta quinta-feira, 26, as novas instalações do Complexo Oncológico do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), referência estadual no tratamento contra o câncer. Às 10h, será aberto o Centro Cirúrgico Ambulatorial, a Unidade de Internação, o Ambulatório de Intercorrências e a complementação do Serviço de Diagnóstico por Imagem. Os números dão a importância da nova unidade. “Vamos poder realizar aqui 60% dos procedimentos cirúrgicos e aumentamos em 70% o nosso número de leitos”, explica a diretora do Cepon, doutora Maria Tereza Schoeler.
A inauguração da unidade ocorre dois anos e meio após o início das obras na estrutura do Cepon, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. As novas instalações vão aumentar em 25% a capacidade de atendimento mensal. Isso significa mais mil atendimentos mensais. Hoje, o Cepon trata cerca de quatro mil pessoas em média, por mês. A seleção dos novos funcionários para trabalhar na ampliação já foi realizada. “Serão 142 novos profissionais, que estão sendo contratados gradativamente para ampliarmos e melhorarmos os atendimentos”, disse Schoeler.
O novo Centro Cirúrgico Ambulatorial conta com duas salas para procedimentos cirúrgicos e uma sala de recuperação pós-anestésica com três leitos. A estrutura servirá para diversas especialidades: ginecologia, urologia, mastologia, biópsias, colocação de catéteres, entre outras. A cirurgia ambulatorial é aquela que não exige a internação do paciente. A possibilidade de realizar as operações no local também deve acelerar os procedimentos ao dispensar a necessidade de espera pelas salas de cirurgia em outras instituições.
Com a abertura da Unidade de Internação, serão mais 36 leitos exclusivos para pacientes em tratamento clínico e cirúrgico, o que vai desafogar hospitais da região. Cada leito foi equipado com ar condicionado, televisor e poltrona de descanso para acompanhante, com rede de oxigênio e material de emergência. A estrutura está localizada no primeiro andar do Complexo Oncológico para facilitar a integração com os demais serviços oferecidos.
O Serviço de Intercorrências é um novo setor do Cepon para atender com mais agilidade o retorno dos pacientes em tratamento contra o câncer. Esse atendimento mais humanizado abrange procedimentos como ajustes de medicamentos, reações adversas severas ao tratamento ou aos procedimentos médicos realizados e qualquer tipo de alteração preocupante no quadro clínico das pessoas que necessitem atendimento imediato. O ambulatório vai contar com médicos de plantão 24 horas por dia.
A complementação do Serviço de Diagnóstico por Imagem acrescentou equipamentos para a realização de Raio-X e Ultrassom, que se somam aos serviços de mamografia e tomografia que já estavam em funcionamento. O serviço colabora no diagnóstico, que ajuda na prevenção e agiliza o tratamento dos pacientes.
Estrutura atual
Na Unidade do Cepon, no Itacorubi, já funcionam o ambulatório de oncologia e cirurgia oncológica, além de uma unidade de quimioterapia e uma de radioterapia. A estrutura do Cepon, no Centro da capital, será transformada em um centro hospitalar de referência em cuidados paliativos, com 21 leitos, para atender pacientes com câncer em estado avançado. Até o final do ano, a diretoria da instituição também quer instalar no local um serviço de intercorrências baseado no modelo que será inaugurado no Itacorubi.
O Centro de Pesquisas Oncológicas é um serviço de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e é um Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde para medicina paliativa no Brasil. Além de assessorar o poder público na formulação, execução, monitoramento, controle e avaliação da política de oncologia no Estado de Santa Catarina, o Cepon também desenvolve ações de assistência nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa das doenças oncológicas.
Desde 2007, com a assinatura do contrato de gestão entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FAHESE (Fundação de Apoio ao Hemosc), o Cepon é administrado por esta organização social em parceria com a pasta.