É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
Exclusivo! Entrevista com o médico veterinário dr. Darlan André Giuliani, há 13 anos exercendo a profissão
Como surgiu a paixão pelos animais?
Acredito que isso é uma coisa nata, definida na infância, pois desde cedo tive interesse em ajudar, tratar, curar – claro, dentro das condições e possibilidades de uma criança. Eu sempre gostei de animais!
Ter um gato ou um cão em casa exige alguns cuidados. Quais seriam os cuidados básicos com um animal de estimação?
Uma boa casa com conforto, tanto para o frio como para o calor, alimentação em prato limpo, comida sempre fresca, água abundante e trocada todo dia, desverminar o animal livrando ele de pulgas, carrapatos e vermes, e também a vacinação contra doenças. Esses seriam os cuidados básicos.
No caso dos cães, quais são as vacinas recomendadas?
Obrigatória por lei é a da raiva, mas se você deseja ter em sua companhia um cão saudável, sem correr riscos de doenças graves e que podem ser evitáveis, deve ser aplicada a vacina Polivalente, chamada de V10, que protege contra dez tipos de doença – estão incluídos os principais vírus que matam o animal.
E os gatos, também exigem vacinação?
Sim, só que o gato recebe uma vacina chamada quádrupla – ela combate as principais viroses que comprometem a saúde do animal, entre elas a Rinotraquite, que envolve o sistema respiratório, que seria uma gripe bem acentuada. Ainda a Panleucopenia, que é uma doença que envolve o sistema respiratório e digestivo atacando o sistema imunológico; a Calecivirose, que é outra séria infecção respiratória dos gatos. Os sinais da infecção são febre, falta de apetite, e corrimento nasal, mas gatos infectados também podem apresentar úlceras na língua e a clamidiose, que é também uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite.
Quais são as doenças enfrentadas por um cão que não recebe nenhum tipo de vacina durante a vida?
A raiva, a cinomose, que ataca o sistema nervoso do animal, e o mata lentamente, sendo raro conseguir salvá-lo com esta enfermidade. A parvovirose por parvavirus, que ataca o tracto digestivo do cão, que o pessoal conhece como câimbra de sangue ou peste de sangue, pois o animal morre de tanto vomitar ou perdendo sangue pelo intestino. A recomendação é que se procure imediatamente o médico veterinário de sua confiança.
Quais doenças são transmissíveis ao ser humano?
A raiva, a leptospirose, alguns tipos de vermes, sarna e micose seriam as principais no caso dos cães. Já os gatos podem passar a raiva, micoses e a tocsoplasmoze – repito, todas evitáveis desde que acha a vacinação, a vermifugação e a higiene do animal.
Se em minha casa já houver acontecido um caso de cinomose, posso adotar outro animal?
Não aconselhamos antes de pelo menos 1 ano de intervalo, salvo a exceção de o animal estar imunizado com todas as vacinas em dia. Quinze dias após a aplicação da última dose da vacina ele pode ir para esse local.
A vacinação é dada de ano em ano?
São três doses quando o animal ainda é filhote e a partir desta terceira dose o reforço é anual (Continua na próxima edição!)
Procura-se um ser humano responsável!
Olá, tenho seis meses e sou uma menina muito educada, carinhosa e carente. Lamentavelmente fui adotada pela atual “tutora” que irá para um apartamento e não vai me levar junto. Humanos, são bem difíceis de compreender! Se você é verdadeiramente responsável e jamais irá se desfazer de mim, seja qual for o problema que você possa enfrentar, então liga no 3043-7364 ou no 9667-1103 e fala com a Marcela. Se você é do tipo que se desfaz de uma amiga no primeiro obstáculo, por favor, não ligue! Você não pode ter a amizade de um cão que jamais te abandonaria!
URGENTE! Chica ainda não conseguiu uma nova família
Olá eu sou a Chica, fui abandonada no bairro Dona Francisca em uma escola. Como eu não poderia ficar lá, estou em um lar provisório momentaneamente. Serei castrada, vermifugada e vacinada. Sou muito dócil e adoro crianças. Já sou adulta, de porte médio a grande. Gostou de mim? Então liga para a Ivana no telefone 9919-7995 e diz que quer ficar comigo.
PENSAMENTO DA SEMANA
“Os animais esperam de nós muito mais que dó ou pena, esperam atitude” – Equipe APA