Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Parque 23 de Setembro: são 1.090 signatários a favor da área verde protegida e estruturada

Segunda, 23 de julho de 2012

Abaixo-assinado reivindica a aquisição de áreas no entorno do futuro Acesso Norte

 

Clique para ampliar
Diferentes espécies de animais, como o graxaim, já foram registrados nos arredores da via que está em execução (Fotos Elvis Lozeiko/Arquivo e Viviane Miranda/PMSBS)
  

São Bento – Um abaixo-assinado com 1.090 signatários foi entregue ao prefeito Magno Bollmann na tarde de segunda-feira última, 16 de julho. “Este documento tem por meio embasar e informar aos interessados e também a qualquer cidadão são-bentense sobre a vontade popular para que seja feita a aquisição, pelo maior órgão representativo da comunidade, ou seja, prefeitura de São Bento do Sul, de uma área central, a qual tem-se a pretensão de transformar em Área de Preservação Ambiental, e futuramente a mesma poderá ser transformada em Parque Ecológico para uso neste município. A área em questão é a parte interna do Contorno Norte que já está sendo construído, conforme fotos em anexo a este documento”, informa o abaixo-assinado.

O documento aponta: “O objetivo principal é assegurar para a comunidade uma área verde central que é importante não só pela sua beleza, mas, principalmente, pelos benefícios à saúde da população, pois é sabido que as matas nos fornecem ar puro e fresco, água limpa, sombra, proteção ao solo e nascentes de água potável, espaço para caminhadas e outras práticas desportivas não agressivas ao local, também sendo de grande importância para a manutenção da flora e fauna da área, que é em grande parte nativa da região”.

 

Clique para ampliar
Magno Bollmann e o presidente da associação que organizou o documento, Sandro Jancoski: “Independente de ficarmos ou não na prefeitura, vamos fazer o decreto de Utilidade Pública”, garantiu o prefeito
  

MORADORES E TURISTAS

“Isto também a torna um importante recurso, muito bem localizado e capaz de enriquecer diversos conteúdos trabalhados nas escolas, como meio ambiente e sua preservação, assunto muito debatido e necessário para a formação de uma comunidade consciente e responsável pela qualidade de vida humana”, encerra o documento, entregue ao prefeito pelo presidente da Associação Amigos do Parque 23 de Setembro, Sandro Jancoski. Segundo Sandro, quando o projeto do Contorno Norte começou a sair do papel, algumas pessoas começaram a manifestar preocupação quanto ao possível avanço imobiliário nos arredores da futura via, que ligará a praça Paul Harrys (Pimpão) à rua Capitão Ernesto Nunes (Padaria São Bento), criando uma alternativa ao trânsito no anel viário central. “Não é questão de ser contra a estrada”, disse Sandro, “mas, sim, a favor da proteção da área no entorno”. A aquisição de áreas por parte da prefeitura seria o primeiro passo para que, futuramente, o Parque 23 de Setembro seja expandido e dotado de infraestrutura para moradores locais e para turistas.

 

PREFERÊNCIA

Ao ouvir as explanações e receber o documento, o prefeito Magno declarou: “Independente de ficarmos ou não na prefeitura, vamos fazer o decreto de Utilidade Pública”. O prefeito lembrou que a desapropriação “é preferencial ao poder público”. O prefeito de São Bento do Sul disse que, no caso do decreto, não há sequer necessidade de o mesmo passar pela Câmara de Vereadores. “Estamos atendendo a um interesse social”, falou Magno, acrescentando que existe a “ideia inclusive de criar um Jardim Botânico” no local. Magno ponderou que “ninguém quer tirar a terra de ninguém”, referindo-se aos proprietários de áreas no entorno, lembrando, porém, que as mesmas também são pertencentes à bacia do rio São Bento. 

O prefeito Magno Bollmann frisou que já informou ao departamento jurídico da prefeitura sobre o decreto, destacando, ainda, que também será feito um estudo para futura indenização aos proprietários. “Vamos lutar por isso, podem ter certeza”, disse. O presidente da Associação Amigos do Parque 23 de Setembro, Sandro Jancoski, voltou a frisar, ao final do encontro, que “o maior receio” seria a exploração imobiliária, comprometendo a flora e a fauna locais – diferentes espécies animais já foram vistos e fotografados nesta área verde localizada em plena área central de São Bento do Sul. Sandro também aproveitou a oportunidade para informar que há caminhadas monitoradas no segundo sábado de cada mês, a partir das 14:00.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA