Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Porto Itapoá é a primeira empresa catarinense a ganhar o prêmio “Nossa Empresa Apoia a Aprendizagem

Terça, 17 de julho de 2012

Porto Itapoá é a primeira empresa catarinense a ganhar o prêmio

“Nossa Empresa Apoia a Aprendizagem”, da Fundação Roberto Marinho

 

O Porto Itapoá recebeu o prêmio “Nossa Empresa Apoia a Aprendizagem”, realizado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Instituto Gerar. O prêmio é um reconhecimento dado às empresas que promovem a inserção de jovens no mercado do trabalho e que se baseia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.

 

Dentre dezenas de empresas inscritas dos estados do Paraná e Santa Catarina, somente oito delas foram contempladas com a premiação. Entre essas, o Porto Itapoá, que desde o mês de fevereiro deste ano desenvolve o projeto com 20 jovens itapoaenses, com idade entre 16 e 18 anos. Os jovens estão distribuídos em vários setores, entre operações, manutenção e administrativo.

 

O programa é desenvolvido dentro de uma metodologia que valoriza o crescimento intelectual, social e relacional dos estudantes, em meio a um ambiente real de trabalho. A cada trimestre, o jovem tem a oportunidade de ser desenvolvido em atividades diferentes, participando de um rodízio de setores para que tenha uma visão global da empresa. O remanejamento é conduzido pelo setor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – GDP e com um tutor de cada departamento para cada jovem. Após o remanejamento, são realizadas reuniões com os pais dos jovens para que se obtenha um acompanhamento dos avanços que eles observam no comportamento fora da empresa.

 

Para a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Porto Itapoá, Gláucia Coutinho “o programa Jovem Aprendiz do Porto Itapoá é a grande oportunidade para os jovens de Itapoá, que vêem no Porto não um espaço para trabalhar apenas, mas também para estudar. Por isso, buscam compreender cada processo, cada movimento que acontece dentro do Terminal. E isso é um grande orgulho e uma grande responsabilidade para todos nós”.

 

Os jovens têm a carga horária de trabalho de 4 horas diárias e aprendizagem teórica de 4 horas semanais. É importante ressaltar que a aprendizagem teórica é realizada in company, sendo um espaço para, além de obter informações, construir um referencial dinâmico. O programa tem duração de dois anos e, em sua conclusão, os aprendizes recebem a certificação no curso profissionalizante de Logística. Após a formação no curso e ao término do programa, havendo vagas o jovem pode ser contratado pela empresa por prazo indeterminado.

 

Elivelto Kisner, um dos jovens que atua no Porto Itapoá e que esteve no evento de premiação, destaca que o programa está os capacitando para o mercado de trabalho. “O projeto que está sendo realizado no Porto Itapoá está nos transformando em profissionais de qualidade, visando nosso progresso social. É uma iniciativa muito bem-vinda em Itapoá, exatamente pela cidade não oferecer recursos para o desenvolvimento profissional, além de que, investir na juventude de hoje, é muito mais do que simplesmente dar uma oportunidade de trabalho, é também evitar caminhos indesejáveis para nós jovens”, afirma.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA