Palestras ocorrem dias 31 de julho e 1º de agosto no anfiteatro da Patologia
A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) debate, dias 31 de julho e 1º de agosto, problemas relacionados ao desenvolvimento mental e social além de agressões e violência sexual contra a criança durante a Jornada de Saúde Mental na Infância. O evento, com organização do Centro Acadêmico Pirajá de Souza (CAPS) ocorre sempre a partir das 18 horas no Anfiteatro da Patologia e tem promoção das Ligas de Pediatria e de Saúde Mental, Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, além do Departamento de Pediatria da FMB.
Dia 31, as duas palestras previstas na programação irão debater o autismo, disfunção global do desenvolvimento e que afeta a capacidade de comunicação individual, de socialização e de comportamento. Em crianças, esse problema é manifestado antes dos três anos e apresenta ainda algumas características próprias como fobias, perturbações de sono ou da alimentação e agressividade.
Segundo tipo de abuso contra crianças, a violência sexual produz marcas físicas profundas e, principalmente, no aspecto psicológico. Esse será o principal tema a ser debatido pelo evento no dia 1º de agosto. Conforme a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mais de 50 mil denúncias entre 2003 e 2011 registradas pelo Disque Denúncia Nacional se referiam a violência sexual. Trata-se de um fenômeno complexo e multicausal, que pode acontecer com ou sem contato físico e que se divide em abuso sexual (não envolve intermediação financeira ou comercial) e exploração sexual (há troca de sexo por dinheiro ou favores).
Inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site
www.inscricoes.fmb.unesp.br. Para sócios do CAPS, a taxa de participação será de R$ 6; enquanto que para não associados o valor passa a R$ 8. Informações podem ser obtidas pelos e-mails
staepe@fmb.unesp.br ou
nataeldiw@yahoo.com.br ou pelo telefone
(14) 3811-6020 .
Flávio Fogueral/ Jornal da FMB