Florianópolis - O governador Raimundo Colombo vistoriou, nesta terça-feira, 10, as obras de reforma do Hospital Florianópolis, localizado no bairro Estreito, parte Continental da Capital. Cerca de 65% do projeto de recuperação do espaço está concluído e deverá ser totalmente reaberto em dezembro. Hoje, o Florianópolis atende apenas casos de urgência e emergência.
O Governo do Estado está investindo R$ 4 milhões na unidade hospitalar. Após a reforma, o Florianópolis terá 50 leitos para internação, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três salas cirúrgicas amplas. A previsão é atender cerca de cinco mil pessoas por mês.
Raimundo Colombo disse que a reforma, que compreende estrutura e modernização de equipamentos, tornará o antigo Complexo Hospitalar em referência no atendimento médico na Grande Florianópolis. O prédio que abriga a instituição existe desde 1969 e nunca sofreu uma reforma tão ampla.
Colombo anunciou ainda que, até o final deste ano, será lançado o edital para a construção de uma torre no terreno ao lado da estrutura reformada. A nova edificação terá 120 leitos, mais 20 leitos de UTI. “Vai ser um grande ganho de qualidade e ampliação do sistema hospitalar”, observou Colombo.
O secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, explicou que o Governo do Estado está fazendo todo esforço para que a obra seja concluída o mais rápido possível. “Reformar um prédio com mais de 40 anos é muito complicado. Vamos entregar equipamentos de ponta, de primeira linha, grande parte é importado."