Evento será realizado na próxima quarta-feira (18) durante a Jornada Inovação e Competitividade, que o Sistema FIESC promove de 16 a 20 de julho, em Florianópolis
Florianópolis - Maior eficiência energética, redução de custos, aumento no faturamento e na produtividade são uns dos resultados que muitas indústrias obtêm após investimentos em inovação. Algumas dessas experiências inovadoras serão apresentadas no "Dia da Inovação na Indústria", que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) promoverá na próxima quarta-feira, dia 18, a partir das 8 horas. O evento faz parte da programação da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, que o Sistema FIESC realiza de 16 a 20 de julho, em Florianópolis.
Entre os cases que serão apresentados estão as inovações das empresas Embraer, Whirlpool, Weg, Zen, Ciser, Innoway, Karsten, Reason e Agriness. Ainda no dia 18, será realizada palestra sobre Open Innovation com o vice-presidente da Innocentive, David Sample.
Durante a Jornada serão discutidos temas estratégicos para o setor industrial como competitividade, inovação e o crescimento sustentável das indústrias. No dia 16, das 11 horas às 18 horas, serão realizados os painéis "A indústria catarinense e a Educação", ministrado pelo presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, e "A educação básica como fator de competitividade para a Indústria", apresentado pelo pesquisador da USP, José Pastore. Também haverá mesa-redonda sobre o tema, além do lançamento do Índice SESI de Qualidade de Vida.
No dia 17, das 9 horas às 16h20, será realizado o workshop internacional SENAI de automação e tecnologia da informação, com painéis sobre os impactos da inovação tecnológica no processo produtivo, aplicação de tecnologias inovadoras na indústria e tendências em automação industrial.
No dia 19, das 9 horas às 18h30, será realizada palestra com a participação do colunista da Revista Veja, Gustavo Ioschpe e com o autor de best-sellers sobre negócios, César Souza. Também está programado o painel "Perspectivas para a indústria Brasileira" com Cláudio Frischtak (sócio-presidente da Inter.B), José Augusto de Castro (vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto Savasini (sócio-diretor da Rosenberg Consultores Associados) e Luiz Lobão Augusto Mendes (professor de estratégia e desenvolvimento organizacional da Fundação Dom Cabral). A moderação será realizada pelo gerente de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
Ainda no dia 19, haverá o painel sobre "Competitividade da indústria Catarinense" com a presença de Álvaro Toubes Prata (secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI), Luiz Tarquínio Sardinha Ferro (Presidente da Tupy), Sérgio Pires (sócio-diretor da Tecnoblu) e Sílvio Cário (economista e professor da UFSC). O painel será moderado pelo professor da FGV Samuel Pessoa.
No dia 20 de julho, às 11 horas, será realizada a entrega das Ordens do Mérito Industrial de Santa Catarina e da CNI, respectivamente as mais altas condecorações das indústrias catarinense e brasileira, além do Mérito Sindical 2012, conferido aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense.
As inscrições devem ser feitas no site www.fiescnet.com.br/jornada. Neste endereço também está disponível a programação completa do dia a dia do evento.