Nove pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (6) em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina, durante a Operação Albatroz. Cerca de 50 policiais da Polícia Civil de cidades da região, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Florianópolis, atuaram na operação.
O grupo é suspeito de chefiar o tráfico de drogas na região e estava sendo investigado pela Polícia há cerca de quatro meses. Com a ajuda de Delegacias das cidades vizinhas, o grupo de investigações começou a perceber vínculos entre os pontos de venda, até chegar aos suspeitos.
De acordo com o delegado de Rio Negrinho, Fernando Lucio Mendes, uma pessoa foi presa em flagrante na terca-feira (3), o que mobilizou a equipe para agilizar a ação policial: "Os investigados tinham rádios através dos quais conseguiam monitorar e acompanhar a ação da polícia e já sabiam que estavam sendo investigados. Inclusive, já estavam se desfazendo e distribuindo a droga entre eles. Por isso a ação precisou ser rápida para evitar a fuga", afirmou ele.
De acordo com o delegado, para efetuar a prisão, foram utilizados cães farejadores, helicóptero, além dos policiais que auxiliaram a operação. Foram apreendidos rádios, celulares e uma pequena quantidade de drogas .