Joinville - O fim de semana reservou muitas atrações para os que passaram pelo Expocentro Edmundo Doubrawa. A 3a Feira Sustentável de Santa Catarina, realizada nos dias 29 e 30 de junho e 1o de julho, apresentou bons resultados. De acordo com Edite da Silva, uma das coordenadoras, a avaliação das vendas por parte dos expositores foi considerada boa.
O evento recebeu muitos visitantes e as vendas mais expressivas foram pelos produtos alimentícios, ao contrário da última edição da Feira, em 2011, em que o destaque foi a venda de peças artesanais. Tal fato se atribui a data escolhida ter ocorrido próxima ao Dia das Mães.
Conforme Edite, as palestras temáticas, como a programação do FitoJoinville – Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos -, o painel sobre desenvolvimento rural sustentável e o Encontro Catarinense do Fórum da Economia Solidária tiveram um significativo número de participantes, bem como o público prestigiou as apresentações culturais e o show do cantor Dante Ramon Ledesma, que reuniu cerca de 500 pessoas.
A coordenadora afirma que o primeiro contato da organização com as impressões dos expositores sobre a Feira demonstrou aspectos favoráveis. Até o momento, mensura-se que cerca de 80% dos produtores e artesãos definiram o evento como bom ou ótimo. “Quem veio com o objetivo de vender, mas também de obter visibilidade em sua produção, achou uma ótima oportunidade”, pontua. Os 250 expositores, vindos de diferentes lugares do Estado, receberam questionários onde puderam avaliar o evento, transmitir suas impressões e dar sugestões para a próxima edição.
Nos próximos dias, a comissão organizadora da 3a Feira Sustentável de Santa Catarina fará o levantamento dos números do evento.