São Bento - Pode-se dizer que a Escola Básica Municipal Dr Hercílio Malinowsky é um berço de talentos de nosso município. Neste ano foi a vez do aluno Matheus Muchau, da quarta série única do período matutino ser o grande vencedor do 13º Concurso Nacional de Cartazes com o tema “Prevenção do uso de drogas é compromisso de todos”, promovido pelo governo federal através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
Segundo a professora Cláudia de Fátima Kolenez, que esteve em Brasília no ano de 2010 com um aluno na ocasião terceiro colocado deste concurso, o prêmio deste ano foi maravilhoso. “O Matheus captou muito bem todos os temas trabalhados em sala de aula e conseguiu passar tudo isso para o desenho, ficou lindo”, disse Cláudia, que não escondia a alegria por ter um aluno premiado em primeiro lugar no concurso nacional. “São ocasiões especiais como esta que nos incentivam a prosseguir com o trabalho”, concluiu a professora.
Concurso
O 13º Concurso Nacional de Cartazes com o tema “Prevenção do uso de drogas é compromisso de todos” foi lançado no mês de abril quando as escolas de todo país foram informadas das regras e prazos. Após diversos trabalhos em sala de aula durante uma semana, os alunos inscreveram seus trabalhos que foram enviados via correio para Brasília. No início do mês a organização do concurso entrou em contado via telefone com as escolas para anunciar os resultados.
Matheus disse que estava na escola quando avisaram que ele foi o primeiro colocado da região sul do Brasil dentre os trabalhos de quartas séries. “Eu fiquei muito feliz”, disse timidamente Matheus, que nos explicou sobre o processo de criação do desenho vencedor. “Eu fiz o desenho e depois refiz mais duas vezes até ficar bom. Quando terminei eu falei em casa que iria ganhar o prêmio. Minha mãe disse que era assim que eu deveria pensar, e ganhei”, explicou Matheus.
Premiação
Como prêmio pelo concurso Matheus ganhou uma viagem para Brasília com todas as despesas pagas e com direito de levar um responsável e a professora. Assim, nesta segunda-feira (25) ele embarcou com sua mãe Michele Grossl Muchau, e com a professora Cláudia de avião rumo a Brasília onde participaram na terça-feira da solenidade oficial de premiação, realizada no plenário do Senado Federal, com a presença de diversas autoridades.
Na ocasião, além de receber seu desenho já impresso em cartazes que serão distribuídos para escolas de todo país, Matheus recebeu um cheque no valor de R$ 2.000,00”. Perguntado sobre o que iria fazer com o dinheiro do prêmio, Matheus respondeu que ainda não sabia. Ao retornar na quarta-feira para casa o jovem aluno foi recebido com festa pelos colegas de sala.