Programação teve início no dia 19 e foi concluído na última terça-feira
São Bento – A Câmara de Vereadores ficou pequena na manhã desta terça-feira, quando dezenas de pessoas acompanharam a abertura do 3° Seminário Municipal de Prevenção às Drogas e à Violência. O evento finalizou as atividades realizadas durante a Semana Municipal Antidrogas, iniciada no dia 19. Presente ao evento, o prefeito Magno Bollmann enalteceu a presença de todos, destacando a importância em discutir a prevenção ao uso das drogas. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas aqui presentes. Isso demonstra a preocupação de vocês no combate às drogas, assunto que deve ser amplamente debatido para que novos rumos sejam tomados”, disse.
Para o presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Maurício Maia, o assunto é preocupante. “Ontem duas famílias nos procuraram para buscar ajuda a um membro da família que é dependente e hoje, logo cedo, mais uma. Todas lutando contra o crack, droga que está se alastrando cada vez mais. Isso prova o tamanho da nossa responsabilidade e tenho certeza que unidos, os nossos objetivos serão alcançados”, falou. Dando início às atividades programadas para o seminário, alunos da EEB Celso Ramos Filho realizaram uma apresentação musical. O evento contou ainda com a participação do conselheiro Estadual de Entorpecentes - Conen/SC, José Francisco dos Santos Neto, e do policial militar e instrutor do Programa de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd), Saulo Rodrigo de Freitas.
COMPROMISSO
Com o tema “Prevenção ao uso de drogas. Compromisso de Todos”, o seminário contou com diversas palestras proferidas por representantes de secretarias e entidades são-bentenses. No período da manhã as palestras foram com Elisabeth de Oliveira e equipe da Secretaria da Saúde, debatendo sobre “Núcleo de Combate ao Tabagismo”. José Francisco dos Santos Neto, conselheiro Estadual de Entorpecentes - Conen/SC, falou sobre “Drogas e a Família”, e o presidente do Comad, Maurício Maia, com o tema “Crack, Nem Pensar”.
À tarde os trabalhos seguiram com a palestra “Trabalhos desenvolvidos pelas Comunidades Terapêuticas”, proferida por Mario Pereira, da Associação Especializada em Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - Acepred, e Gilberto Nehls, do Centro de Recuperação Nova Esperança – Cerene. “Drogas e a Violência” foi tema da palestra proferida por José Francisco dos Santos Neto.