Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pedro Alberto Skiba

paskibagmail.com;diretoriajornalevolucao.com.br

Pedro Alberto Skiba (Reticências)

Diretor do Jornal Evolução

Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil

Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)

Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)

Vice-presidente do Conselho Deliberativo  da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)

Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)

Consul do Poetas del Mundo

Veja também Sociedade, clique aqui.


Veja mais colunas de Pedro Alberto Skiba

Roubalheira oficializada

Segunda, 25 de junho de 2012

Ninguém mais fala, e o brasileiro e o catarinense principalmente são assim: como panela de pressão. Só agem depois que estão no fogo. O SC Saúde ficou mais falado que vizinha rampeira. No que deu? Nada. O governo continua descontando e fazendo caixa, pois não gasta porque não tem para quem pagar atendimento. Uma verdadeira roubalheira oficializada e que ninguém, mas nenhuma “otoridade”, toma a defesa dos incautos funcionários. Em São Bento do Sul, para um exame laboratorial, você tem que se deslocar a Joinville. Imaginem o resto. O pior de tudo isto é tentar cancelar o plano para não ser mais lesado em seu salário. Que o digam os que tentaram. Esse é um governo feito para o povo.

*************************************************** 

Festa no interior

Faltam menos de 120 dias para o pleito municipal, que indicará novos – ou não – dez vereadores e o prefeito. A cidade vive clima de festa de interior e não de eleição. Festival de Outono, Festas Juninas, Schlachtfest, aniversário do município. O que se vê e se ouve são muitas reuniões, conchavos, composições, acertos, ménages à trois, algumas sacanagens, tapetes sendo puxados. Nomes, ao que parece, até agora definidos mesmo só do PP, PMDB e DEM. Os outros são meros figurantes na fila de espera para ver com quem dançam, se é que serão convidados para o baile e se os pares têm dotes. Ninguém quer namorar nem casar com pobre. Lamentavelmente o que não se ouve é nenhuma discussão, nenhum projeto, nenhuma ideia. O objetivo é se apossar da cadeira de prefeito. O que fazer depois se improvisa. É triste. O nosso Conselho de Desenvolvimento – Codesbs – parece que também está com frio e não tira mais a cara para fora. Uma cidade com um potencial como poucas em todas as áreas. Mostrando  um poder de recuperação incrível, mas tão carente de lideranças, de pessoas envolvidas e despojadas, que pensem no bem coletivo e não apenas na conquista pessoal.

**************************************************** 

Questionamentos

Tem muita gente questionando o vice Flávio Schuhmacher, que declarou que não doou seu salário por recomendação do promotor de Justiça. Se o fizesse e desse divulgação, caracterizaria abuso de poder econômico. Então tá! Que eu saiba o salário recebido pertence ao cidadão e ele dá o destino que quiser. Segundo: o que a mão direita faz a esquerda não precisa saber.

**************************************************** 

Até parece

Pelo andar das carruagens a importância que está sendo dada aos candidatos a vices nas chapas majoritárias para a prefeitura tem três variáveis. Potencial de votos que seriam agregados. Saldo de caixa disponível para a campanha ou nenhuma delas – apenas a utilidade do pneu socorro e de cumprir a formalidade legal. Basta lembrarmos que num período não muito distante a primeira mulher a ocupar vice em São Bento do Sul nunca assumiu o cargo por 1 hora sequer. O atual, e basta ler a sua entrevista na última sexta no Evolução, está apenas cumprindo mandato.

**************************************************** 

Darci garante o PSD com Tebaldi

A alegada pressão pela desistência de Kennedy Nunes em concorrer a prefeito de Joinville está levando Darci de Matos, também do PSD, a fazer um alerta. “Se Kennedy não concorrer, no outro dia levamos o PSD para apoiar o PSDB, oferecendo o vice de Marco Tebaldi”, diz Darci. Um dos motivos que levaram Darci a desistir da pré-candidatura foi justamente a amizade com Tebaldi. O aviso, aparentemente, já foi dado ao presidente do PSD/SC, Gelson Merisio. Afinal, Darci diz não temer intervenção. “Alguém acha que o Merisio, companheiro meu e do Kennedy, vai intervir na cidade de dois deputados?” acredita. Darci aponta também eventual pressão para que o PSB não apoie Kennedy – o que reduziria o tempo de horário eleitoral do PSD – como forma de enfraquecer a candidatura do PSD.

**************************************************** 

Mais ousadia

Nas minhas lidas com políticos me veio à memória mais um episódio envolvendo a classe. Creio que foi na década de 90.  O Evolução funcionava nos fundos do prédio da dona Madalena Diener, no Calçadão. Havíamos recém iniciado o jornal após três edições da revista “Carisa”. Hermes Brunquel, Fernando Jeller e eu. Eu era uma espécie de corretor e ia atrás de anunciantes. Empolgado com a novidade, fui à Secretaria da Fazenda, que na época fazia campanha pela troca de notas fiscais por cupons. O secretário era Paulo Afonso Vieira. Frustrado e mal recebido, guardei o fato. O mesmo me disse que imprensa do interior não interessava ao Estado, principalmente com referência à campanha. Esqueceu que quem troca nota por cupom é o povão e nunca o empresário, nem o leitor da “Veja” e da “Caras”. Mas, enfim! Passados alguns meses o mesmo Paulo Afonso sai em campanha para governador e como nosso escritório ficava nos fundos tinha um enorme corredor até chegar lá. Fomos sacudidos por uma verdadeira invasão de caminhonetes pretas, todas cabines duplas, portas batendo, descendo aquele “bando”, eu quase saindo pelos fundos, pensando na Polícia Federal... e a cueca, nestas alturas, imaginem.  Pelo contrário, quem deveria estar com medo da PF deveria ser Paulo e seus asseclas, pensei depois que os identifiquei. Uma entourage daquelas de filme americano. Mesmo antes que adentrassem a porta um filme me passou pela cabeça e voltou à cena da importância da imprensa do interior. Não tive dúvidas: me antecipei, fechei a porta e do lado de fora comuniquei que não os iria receber, pois jornal do interior  não tinha valor. Foi uma ré só, pois no  local não tinha como manobrar e todos puseram-se para a rua. Esta foi testemunha pela Clélia e pelo Arno e por muitos outros que na época eram do mesmo partido. Agora estou esperando pelo próximo. Um gordinho, baixinho e fazedor de promessas que tem um escudeiro que usa o famoso desodorante “7 anões”.

**************************************************** 

Concurso de Rio Negrinho fica suspenso

Estão suspensas as atividades relacionadas ao concurso público 001/2012, da prefeitura de Rio Negrinho. Consequentemente, a prova prática que seria realizada no próximo dia 17 de junho fica cancelada. Para mais informações, consulte o edital completo e suas alterações. Evolução publicou  em 23 de maio, em sua versão on-line matéria sobre o caso em que denunciava uma cidade do interior de Sergipe, que aplicou as mesmas provas do concurso realizado em Rio Negrinho. Confira:

Concurso em Sergipe usou mesmas provas de Rio Negrinho

Quarta, 23 de maio de 2012 11:58

Dia (20/05/2012) foram realizadas as provas do concurso público do Fundo Municipal de Saúde de Pacatuba, com uma concorrência de 2.171 inscritos para todos os cargos.

Para tanto, os munícipes estudaram diariamente para realizar esta tão esperada prova e, quem sabe, realizar o sonho de passar em concurso público.

Ocorre que, a ADVISE, praticamente, realizou a prova do Município de Rio Negrinho aqui em Pacatuba, tendo em vista as questões 19 e 20, senão vejamos :

“19. O gentílico que se dá ao cidadão que nasce em Rio Negrinho corresponde:

1. Rio-Negriense

2. Rio-Negrinhense

3. Rio-Negriniense

4. Rio-Negrense

5. Rio-Negrienense

20. Todos os municípios citados abaixo, fazem divisa com Rio Negrinho, EXCETO:

1. Mafra

2. São Bento do Sul

3. Corupá

4. Campo Alegre

5. Doutor Pedrinho”. (GRIFO NOSSO).

Assim, vários questionamentos foram suscitados sobre as questões acima. Onde fica Rio Negrinho? O que tem haver Rio Negrinho com Pacatuba? Quem estudou sobre Rio Negrinho? Por que não existia nenhuma questão sobre o município de Pacatuba? Foi um erro ou um equívoco? E agora, as provas serão anuladas?Com a palavra a ADVISE, a qual, caso queira, terá seu direito de resposta.

Ora, de acordo com o edital do concurso da prefeitura de Rio Negrinho, constante no site da própria ADVISE, as provas daquela localidade também foram realizadas nesta mesma data (20/05), o que fica subentendido que, provavelmente, houve uma falha da empresa na elaboração das provas do Fundo Municipal de Saúde de Pacatuba.

Vejamos o que diz o edital da prefeitura de Rio Negrinho: X – D A P R E S T A Ç ÃO D A S P RO V A S O B J E T I V A S “1. As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade de Rio Negrinho – SC, está prevista para o dia 20 de maio de 2012, podendo ser alterada por Edital próprio de acordo com a conveniência da prefeitura.”

Neste sentido, a ADVISE prejudicou centenas de pessoas que se inscreveram para realizar a prova do Fundo de Saúde de Pacatuba, os quais estavam preparados para informar o gentílico e os municípios que fazem divisa com Pacatuba, não com Rio Negrinho.

Como se não bastasse, mais uma vez as provas de ensino médio e superior foram idênticas, demonstrando que a empresa não teve a mínima preocupação em elaborar provas diferentes, de acordo com o nível de escolaridade.

Por fim, cabe aos inscritos recurso administrativo, junto à ADVISE, conforme o edital (XI – DOS RECURSOS - ... c) Às questões das provas e gabaritos das questões;), no entanto, caso a empresa não reconheça seu suposto erro, caberá também junto à Justiça de Pacatuba.

**************************************************** 

Pedradas do Pedroka...

- Quando Eduardo, um belo e promissor jovem advogado, descobriu que herdaria uma fortuna quando seu pai morresse devido a uma doença terminal, decidiu que era uma boa, naquela altura, encontrar uma mulher que fosse a sua companheira para a vida fácil que se avizinhava. Assim, numa determinada noite, ele foi até o bar da Ordem dos Advogados, onde conheceu uma advogada, a mais bonita que já tinha visto em toda a sua vida. Sua extraordinária beleza, o porte elegante, o corpo curvilíneo, a inteligência E a maneira de falardeixaram-no sem respiração.- Eu posso parecer um advogado comum - disse-lhe, enquanto iniciava o diálogo para a conquista da musa - mas dentro de dois ou três meses, o meu pai vai morrer, e eu herdarei 20 milhões de euros.Impressionada, a bela advogada foi para casa com ele naquela noite.E, três dias depois, tornou-se sua madrasta.

- A torcida contrária ao prefeito Magno Bollmann deve estar mais ou menos como a santista em relação ao Corinthians.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA