Joinville - O prefeito de Joinville, Carlito Merss, conversou na manhã desta quinta-feira (21/6) com o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa. O físico foi o responsável por desenvolver o ônibus movido a hidrogênio, em fase de teste e que está exposto na Rio+20.
A carroceria utilizada no coletivo é fabricada em Joinville pela Busscar. O prefeito disse ao físico que essa nova tecnologia pode representar uma grande oportunidade para a empresa joinvilense. “A cidade está lutando para manter a empresa, e ficamos felizes de pesquisas reconhecidas estarem sendo desenvolvidas com tecnologia joinvilense”, destacou Carlito.
Três ônibus a hidrogênio circulam pelo Rio de Janeiro para depois terem sua eficiência energética comparada aos convencionais. È menos poluente, silencioso e movido por uma pilha de hidrogênio. A descarga elimina vapor d´água e nenhum gás poluente. Todos os equipamentos e tecnologia são brasileiros.