Produtos que agradam tanto aos olhos como ao bolso podem ser encontrados na Feira de Artesanato de Outono. O evento iniciou nesta quinta-feira (21) e segue até domingo (24), das 10 às 21 horas, na Sociedade Desportiva Bandeirantes. A entrada é gratuita.
Neste ano, cerca de 53 artesãos são-bentenses expõem seus trabalhos, que vão desde peças em tecido, como toalhas de banho e louça, até as decorativas. Todas, ricas em detalhes. “A qualidade das peças é de impressionar, tanto que acabei comprando uma para enfeitar lá em casa. Isso só mostra como o nosso povo é criativo e faz as coisas com amor e dedicação”, disse o prefeito Magno Bollmann durante a abertura do evento.
Para se proteger do inverno, peças em lã também são encontradas na Feira, cujo tema neste ano é “Nossa Arte para sua Casa”. “O tema foi escolhido em conjunto com os artesãos, onde pretendemos demonstrar ao visitante todo o carinho e a habilidade empregada na produção das peças que estarão à venda nestes quatro dias de feira”, comentou a diretora da Fundação Cultural, Ivana Lampe.
A Feira de Artesanato integra a programação do Festival de Outono 2012, uma realização da Fundação Promotora de Eventos de São Bento do Sul - Promosul, em parceira com a Prefeitura e Fundação Cultural de São Bento do Sul.
Expectativa
Pela primeira expondo na Feira de Artesanato de Outono, Cassia Aparecida Santos da Silva era só sorrisos na manhã desta quinta-feira (21). E não é por menos. A artesã traz consigo experiências positivas de outras feiras. “Participo das feiras de Natal e de Páscoa e os resultados sempre foram ótimos. Além de vender durante o evento, conseguimos manter contato com clientes ao longo do ano”, comemora.
Enquanto trabalhava na confecção de algumas peças, Cassia contou que a paixão pelo artesanato surgiu quando ainda era pequena. “Aos 9 anos de idade minha avó me ensinou a bordar, e isso continuou com a minha mãe. Agora, já que não tenho filhas, repasso para as minhas noras. Isso vem de geração a geração, onde muitas de nós trazemos esse amor pela arte de nossas avós e mães”, disse.
Além de produtos feitos em crochê e tricô, a artesã expõe peças em tecido e feltro. “As pessoas que vierem aqui vão se surpreender pela qualidade e quantidade de itens. E isso que é bom, pois a cada feira, além das amizades, adquirimos muito conhecimento”, finaliza.