Cursos em parceria com o SENAI ajudam a aumentar a qualificação de pessoas com deficiência
Álvaro Ribeiro, gerente-geral da Acellor Mittal Vega em São Francisco do Sul, ressalta que o projeto tem gerado uma oportunidade de carreira para os alunos participantes, além de ampliar a ofertas de profissionais com os quesitos necessários. "Nós percebemos a dificuldade de encontrar pessoas com deficiência capacitadas e que estejam no mercado. Então optamos pela parceria com o SENAI para qualificar profissionalmente essas pessoas, para que elas possam evolir, em vez de simplesmente definir um local em que ela possa trabalha, mas que não tenha qualificação", explica.
Segundo o gerente, 10 alunos que fizeram o curso técnico já estão estagiando na empresa e outros estão em outras indústrias. E com a adesão de novas empresas no projeto, a tendência é que os alunos participantes aumentem ainda mais as chances de conseguir entrar para o mercado de trabalho.
Os cursos têm ajudado pessoas como Taiana Silva Vitorino, de 19 anos, que faz o curso técnico em Eletromecânica e já conseguiu um estágio na ArcelorMittal Vega. "Nunca pensei em trabalhar nessa área. Mas posso dizer que um curso que apareceu por acaso mudou minha vida profissional e pessoal, e acredito que ela vai ficar cada vez melhor", avalia a jovem, que não se considera uma pessoa com deficiência e sim uma "pessoa com limitação".
Para realização dos cursos, o SENAI analisou para quais vagas as empresas precisam de profissionais e as funções que pessoas deficiência poderiam exercer. Além disso, os conteúdos e os professores da instituição foram aprimorados para atender melhor a esse público. "O processo de inclusão também envolve entender as dificuldades das pessoas com deficiência . E por isso contamos com organizações como o SESI (Serviço Social da Indústria) e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que apoiam na capacitação dos docentes, na adequação do processo didático-pedagógico e no encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho", explica o diretor-adjunto da unidade do SENAI em Joinville, Raphael da Silveira Geremias, que apresentou o projeto no Fórum Mundial de Educação Profissional.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.