Florianópolis - Criado para aumentar a capacidade administrativa de governar com eficiência os recursos públicos, o Modelo de Gestão Estratégica do Governo do Estado completa 100 dias de operação nesta terça-feira, 19. A intenção de realizar a gestão partiu do governador Raimundo Colombo, para suprir as demandas que surgiram a partir do primeiro ano de Governo.
Gerenciado pela Casa Civil, o Modelo se ampara em quatro ações: o Cadastro de Informações Gerenciais (CIG), o Sistema de Informação da Gestão Estratégica (Sigeor), o Painel de Gestão SC e o grupo de análise de aditivos contratuais. O Governo do Estado também criou um grupo de estudos estruturantes que analisará a atividades de todos os órgãos do Governo.
Para o secretário da Casa Civil, Derly Massaud de Anunciação, o grande benefício que o Modelo gera para o governo é a “aculturação das pessoas”. “Planejar o Modelo e executar as ações é a parte mais fácil, mas readaptar costumes para esse plano do bem é o que vai render mais frutos para a administração pública”, analisa Anunciação, que elogia o comportamento dos titulares dos órgãos do Governo.
Apesar de o Modelo não ser um ato propósito de economia, a mudança de procedimentos adotados resulta justamente na poupança de recursos. “Esses programas que o Governo criou buscam primeiramente o aperfeiçoamento da máquina pública. A diminuição de gastos é uma consequência, mas o objetivo principal é a eficiência, a qualificação dos gastos e o foco dos investimentos”, explica o secretário da Casa Civil.
Sigeor
O Sistema de Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Sigeor) é uma ferramenta de apoio ao gerenciamento e monitoramento de ações e programas. Dados como objetivo, valores envolvidos e cronograma de execução são monitorados de forma instantânea e on line. O programa tem dispositivos de alertas de qualquer desvio do que foi definido pelo Governo e, assim, o governador Raimundo Colombo pode acompanhar o andamento das obras e das principais ações no Estado. Até agora, 73 projetos já foram cadastrados.
CIG
Qualquer contrato firmado pelo Governo deve ser cadastrado dentro do sistema de Cadastro de Informações Gerenciais (CIG). Os contratos de até R$ 1 milhão tem apenas caráter informativo, enquanto os que superam esse valor são submetidos à aprovação do governador. "É importante entender a lógica de que nenhum dos processos implantados burocratiza nada. Ele ordena", explicou o secretário da Casa Civil, Derly Massaud de Anunciação. Estão sendo utilizados instrumentos de controle já existentes do Governo do Estado.
Painel de Gestão SC
Em processo de formatação, é a plataforma que concentrará os indicadores socioeconômicos e desenvolvimento das atividades do Estado. Também estão sendo utilizados dados já compilados pelo Governo, mas que eram de propriedade individual de cada secretaria e agora passam a ser vistos pelo Estado como um todo. Em um primeiro momento, os dados estarão disponíveis para uso interno na gestão, mas a intenção do Governo é, quando consolidado, deixar disponível para acesso de toda a sociedade.
Aditivos contratuais
Uma comissão do Governo, que está estruturando as normativas de processo, tem a função de analisar todos os pedidos de aditivos, de qualquer valor e para a contratação de quaisquer bens, serviços, materiais, inclusive locação.