São Bento - Mesmo antes da abertura oficial, realizada nesta quarta-feira (13), a Feira do Livro já contava com fila de crianças, jovens e adultos em busca de mais conhecimento e informação. Durante três dias, a Praça Getúlio Vargas será palco de variada programação, a qual inclui, além de comercialização e exposição de livros, maratona de contos, encontros com autores, apresentações culturais e mesa redonda com escritores são-bentenses.
Representando o prefeito Magno Bollmann, que estava em viagem, a secretária de Educação, Noeli Regina Novak dos Santos, destacou a importância da leitura. “Este evento foi preparado especialmente para vocês, crianças e adolescentes, por isso aproveitem ao máximo, despertando a curiosidade e a criatividade de cada um”, disse.
A diretora da Fundação Cultural, Ivana Lampe, agradeceu as parcerias para a realização da Feira. “Nosso muito obrigada ao Sesc, Fundação Cultural e secretarias de Educação e Turismo que não mediram esforços e elaboraram uma programação variada e muita rica. A comunidade é quem ganha quando, nos eventos, envolvemos cultura e educação”, enalteceu.
Em sua terceira edição, a Feira do Livro conta com a participação de quatro livrarias são-bentenses, as quais disponibilizam, a preços acessíveis, livros da literatura local, nacional e internacional. “Neste ano convidamos as livrarias do município para participar da Feira, e essa união está dando certo”, conta Ivana.
Compondo a programação do Festival de Outono, a Feira do Livro segue até sábado, dia 16, na Praça Getúlio Vargas, com os estandes abertos das 9 às 21 horas. “No sábado o horário será das 9 às 17 horas”, finaliza Ivana. A programação completa da Feira do Livro pode ser conferida no site www.turismoemsaobento.com.br, no link eventos.
O destaque desta quarta-feira ficou por conta do escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo. Autor de mais de 100 livros para crianças e jovens, inclusive publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda, Ricardo participou de um bate-papo com o público. Após a conversa o escritor recepcionou os presentes, distribuindo autógrafos em suas obras.
Para abrilhantar ainda mais a abertura da Feira do Livro, alunos das escolas municipais realizaram apresentações culturais. Contação de história com os alunos da EBM Aracy Hansen, teatro com os estudantes da EBM Alexandre Pfeiffer e declamação de poesia com os alunos da EBM Professora Lúcia Tschoeke encantaram o público.
Para incentivar a leitura, livros estão sendo comercializados a partir de R$ 1. Nesta quarta-feira (13) a grande procura ficou por conta dos alunos das escolas municipais de ensino. Além de fornecer o transporte, a secretaria de Educação disponibilizou um bônus no valor de R$ 1 para cada estudante. “Foi uma ideia que deu certo, pois todos podem sair daqui com, pelo menos, um livro”, disse a secretária de Educação.