Campanha de reciclagem do óleo de cozinha usado visa estimular a educação ambiental
O maior desafio do ser humano nos tempos atuais talvez seja interagir com o mundo de modo a preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das futuras gerações. Essa preocupação com a sustentabilidade tem levado as pessoas a pensar sobre a importância da educação ambiental.
A Unimed Planalto Norte compartilha dessa visão que, inclusive, compõe o sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para melhorar as condições sociais, ambientais e econômicas ao redor do mundo.
O respeito à natureza pode ser percebido em ações como a campanha de reciclagem do óleo de cozinha usado. Em parceria com o Samae, estão sendo espalhadas dezenove bombonas devidamente identificadas em estabelecimentos de ensino de São Bento do Sul. A intenção é facilitar a entrega dos recipientes com o óleo de cozinha usado em casa pelos familiares dos alunos, estimulando ainda mais a conscientização que já vem sendo feita através do projeto Econsciência.
A comunidade também pode participar, armazenando o produto em garrafas pet e depositando-as nos postos de coleta nas sedes da Unimed em São Bento do Sul e Rio Negrinho e no Corpo de Bombeiros de Campo Alegre. O óleo usado não deve ser guardado em vidros, pois ao quebrarem oferecem risco tanto para a pessoa que faz o recolhimento dos materiais quanto para o meio ambiente, já que o óleo irá para o solo, contaminando o lençol freático.
Desde que a campanha foi lançada em 2009, pelo comitê de responsabilidade social da Unimed Planalto Norte, aproximadamente 3 mil litros de óleo deixaram de contaminar a natureza. A ação é uma forma contínua de valorizar e cuidar do meio ambiente, cujo dia mundial foi comemorado em 5 de junho.