Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Obras do novo terminal do aeroporto Hercílio Luz começam na segunda e têm prazo de 21 meses para con

Quarta, 06 de junho de 2012



Florianópolis - Durante a assinatura da ordem de serviço para início das obras do novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo recebeu a confirmação da Infraero de que o novo terminal de passageiros deve estar operando durante a Copa do Mundo de 2014. O diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, afirmou que o terminal estará funcionando com 70 ou 75% de sua capacidade total, que será de 6,7 milhões de passageiros por ano apenas com a nova unidade. O início das obras no local será no dia 11 deste mês e a previsão de conclusão é de 21 meses. Nesse primeiro edital, estão previstas as obras de infraestrutura do empreendimento.

"Hoje, o aeroporto tem sido um obstáculo para os passageiros e para o crescimento do nosso Estado. Investimos em outros aeroportos de Santa Catarina, mas o estratégico e essencial continua sendo o Hercílio Luz", disse o governador. Somados, o terminal novo e o antigo, que vão funcionar simultaneamente, terão uma capacidade de 9,5 milhões de passageiros por ano, operando em um nível de conforto A. Para efeito de comparação, em 2011, passaram pelo aeroporto Hercílio Luz 3,2 milhões de passageiros.

A licitação de R$ 117 milhões prevê, nessa primeira etapa, a construção do pátio das aeronaves, a pista de taxiamento, o estacionamento de veículos, o sistema de drenagem, o acesso viário interno e as edificações de apoio. "O sistema de pista de rolagem taxiway escolhido vai dobrar a capacidade atual da pista de pouso", destacou Filipe Bergmann, superintendente da Infraero para o Aeroporto Internacional de Florianópolis. O aumento da capacidade ocorre porque o avião não vai mais precisar circular pela própria pista para chegar ao terminal.

A segunda etapa do projeto prevê a construção do novo terminal de passageiros e está prevista para julho, com previsão de conclusão de 24 meses. "Reconhecemos o atraso e por isso estamos empenhados na conclusão da obra para podermos já utilizar a estrutura durante o período da Copa do Mundo no Brasil", afirmou o diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira.

Em paralelo, o Estado segue com o processo de contorno que fará a ligação com o novo terminal. A abertura das propostas de licitação está marcada para o dia 2 de julho. "Já reservamos os recursos para, como fizemos na duplicação da SC-401, conseguirmos realizar de maneira rápida a obra e entregá-la pronta para a época da Copa", disse o secretário estadual da Infraestrutura, Valdir Cobalchini. O governador acredita que as três obras são essenciais para assegurar um desenvolvimento com qualidade para Santa Catarina. "Você não vai ganhar apenas com o voos regulares, mas também com os comerciais, e até com os particulares."



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA