São Bento do Sul novamente despertou a atenção do Ministério da Educação. Através do Projeto Travessia e do livro pedagógico Estudando São Bento do Sul, na segunda e terça-feira (4 e 5), algumas escolas municipais receberam a visita da consultora do MEC e doutoranda em educação, Luiza Olívia Lacerda Ramos.
Para ser selecionado o município participou de uma seletiva realizada pelo MEC. Das 610 secretarias de Educação do Brasil que se destacaram, 95 foram do Sul do país. Destas, o Ministério da Educação selecionou as cidades de São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Cascavel. “Das três cidades escolhemos São Bento por, além de cumprir os prazos para preenchimento dos questionários, o fez de maneira detalhada e vimos que aqui estava sendo feito algo inovador na proposta pedagógica”, explicou Luiza.
Durante os encontros, a consultora conversou com alunos, direção e os professores responsáveis pela execução dos projetos. Com cada conversa filmada, Luiza inicia a elaboração de um relatório que será encaminhado ao Ministério da Educação. “A partir do que vi e ouvi faço um relatório para o MEC que, com todo material utilizará, com certeza, estas ações para dar um ponto de partida na construção das novas diretrizes curriculares do país”, disse.
A consultora destacou ainda o envolvimento de toda escola na execução das atividades. “Esse trabalho só é possível graças a uma boa equipe, e isso as escolas municipais de São Bento possuem. Aqui pude perceber a educação levada a sério, por isso a necessidade de levar essa experiência rica para outras escolas brasileiras”, conta.
Para a secretária de Educação, Noeli Regina Novak dos Santos, é um orgulho a educação são-bentense ser referência a nível nacional. “Isso tudo é graças ao comprometimento de professores, direção e da equipe da secretaria. Ser os únicos do sul do país e ainda ter dois projetos iluminando as novas diretrizes curriculares do Brasil é o resultado desses esforços. Agradeço e parabenizo a todos”, enalteceu.
Estudando São Bento do Sul
O Projeto Travessia tem como objetivo auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Duas vezes por semana os alunos com dificuldades na alfabetização são encaminhados para aulas em contraturno escolar. Português e matemática são as disciplinas organizadas para trabalhar com os estudantes, onde, depois de avaliação, é observado os resultados e o desligamento ou não do aluno no projeto.
Na segunda-feira (4) a consultora do MEC visitou a EBM Henrique Schwarz. Já na terça-feira (5) foram as EBMs Adélia Lutz e Alexandre Pfeiffer.