Florianópolis - A Cimolai, uma das maiores empresas metalúrgicas da Europa, vai instalar uma fábrica em Santa Catarina. A cidade escolhida pelos representantes da empresa foi Imbituba, no Sul do Estado. Para garantir agilidade ao processo de instalação, foi assinado um protocolo de intenções nesta terça-feira, 5, no gabinete do governador Raimundo Colombo, em Florianópolis. O investimento de R$ 110 milhões vai gerar cerca de 300 empregos diretos e o início das operações está previsto para fevereiro do ano que vem, quando chegam os equipamentos da indústria italiana.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, explicou que no início das negociações, a intenção era instalar a unidade em Tubarão, o que não foi possível devido às dificuldades em viabilizar o terreno. “Mesmo assim, a direção da Cimolai não desistiu do Sul de Santa Catarina e agora vai se fixar definitivamente em Imbituba. A empresa já está faturando pelo Estado e isso significa um incremento importante para a economia de Santa Catarina”, afirmou o secretário.
Para o diretor-presidente da empresa Paulo Medeiro, a proximidade dos portos foi um fator determinante para a escolha de Imbituba como uma das sedes da empresa no Brasil. A Cimolai vai processar aproximadamente 30 mil toneladas de aço por ano, produção que visa atender ao mercado da construção civil de vários países. “Sabemos que aqui, esse setor está crescendo. Já temos diversas encomendas e vamos agilizar nosso trabalho para dar conta das entregas”, destacou Medeiro.
A própria entrada de investimentos por parte de empresas multinacionais aquece os números da construção civil no país. Dados da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC) apontam que, em 2011, o setor registrou um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. A estatística também reflete a confiança no Brasil como mercado estável para expandir os negócios. Ainda segundo a CBIC, o crescimento projetado para 2012 é de 5,2%. Parte desse otimismo se deve a programas de habitação oferecidos pelo governo à população das classes baixa e média, além das obras da Copa de 2014, das Olimpíadas de 2016 e do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.
A Cimolai vai atuar na produção, importação, exportação, venda e revenda de estruturas metálicas leves e pesadas. O faturamento previsto é de R$ 450 milhões. A empresa é a responsável por grandes obras, como a construção da estação do metrô de Nova Iorque no Marco Zero.