Economista, 63 anos, natural de São Francisco Sul, oriundo de Joinville e morando em São Bento do Sul, Franklin Gonçalves preside o Partido Popular Socialista – PPS de São Bento do Sul. Nesta entrevista, ele afirma que a agremiação pretende apoiar o eventual candidato à reeleição, prefeito Magno Bollmann (PP), e aponta que a nominata do partido para disputar a Câmara Municipal de Vereadores tem cinco pessoas.
EVOLUÇÃO – Nesta nossa série de entrevistas, conversamos nessa ocasião com o presidente do Partido Popular Socialista – o PPS de São Bento do Sul, Franklin Gonçalves. O que se pode dizer sobre o partido atualmente em São Bento, Franklin?
FRANKLIN GONÇALVES – O PPS é um partido com quase trezentos filiados e que necessita de alguns ajustes, principalmente verificando a maneira de crescer politicamente e ter uma expressão mais atuante. Participamos deste mandato juntamente com o PP. Já tivemos candidatos próprios, mas ainda não conseguimos eleger um vereador – ainda não tivemos força para eleger um vereador.
EVOLUÇÃO – Sempre foi participando de coligações?
FRANKLIN GONÇALVES – Ainda estamos nos fortalecendo como partido. Atualmente, estou na presidência do partido. A minha vontade é fazer do PPS um partido forte aqui em São Bento. Se temos quase trezentos filiados, se fizemos uma boa campanha, se participamos deste mandato, poderemos mostrar que o PPS tem força e elementos capazes de tocar para frente sua política.
EVOLUÇÃO – O próprio número de filiados é considerável...
FRANKLIN GONÇALVES – Não é tão pouco, não é? Nessa lista de filiados temos que fazer uma atualização, evidentemente.
EVOLUÇÃO – Como o partido está neste momento pré-eleitoral?
FRANKLIN GONÇALVES – O que penso, como presidente, é apoiar o (prefeito e pré-candidato à reeleição) Magno Bollmann (PP), que está fazendo um excelente trabalho. Hoje, o momento político aponta o apoio à futura candidatura do atual prefeito.
EVOLUÇÃO – Então está praticamente definido que o partido vai apoiar o Magno caso ele concorra à reeleição?
FRANKLIN GONÇALVES – Exatamente. Ontem (terça-feira 29) tivemos uma reunião, juntamente com o vice-presidente Paulo Roberto Kobs, com a diretoria do PP. Na ocasião, combinamos essa coligação.
EVOLUÇÃO – Agora depende de homologar nas convenções?
FRANKLIN GONÇALVES – A convenção vai ser entre o dia 12 e o dia 20 (deste mês). Não escolhemos a data ainda.
EVOLUÇÃO – Você tem sido procurado por outros partidos também?
FRANKLIN GONÇALVES – Fomos procurados pelo PSDB. Já deixamos claro que, se o PSDB apoiar o PP, então poderemos fazer uma coligação. Caso contrário... Temos contatos também com o PSC e com o PRB. No último pleito, já coligamos com eles. Isso foi nas eleições de 2008.
EVOLUÇÃO – E os outros partidos não procuraram o PPS?
FRANKLIN GONÇALVES – Nem o PMDB e nem o DEM. Apenas o PSDB. Tivemos uma reunião no começo de maio. Mas eu deixei bem clara essa questão – de coligar com o PP.
EVOLUÇÃO – Iríamos lhe questionar sobre a avaliação a respeito do governo Magno Bollmann, mas você já disse que ele está fazendo “um excelente trabalho”. Por quê?
FRANKLIN GONÇALVES – Pelo que ele está fazendo em termos de infraestrutura. No início, não foi possível, porque ele tinha que consertar muita coisa do governo passado. Agora, por último, ele está montando a infraestrutura da cidade. Muita coisa está sendo melhorada na cidade. Nos primeiros dois anos isso não aconteceu, mas agora sim.
EVOLUÇÃO – Como está a nominata dos pré-candidatos a vereador?
FRANKLIN GONÇALVES – Temos cinco nomes como pré-candidatos.
EVOLUÇÃO – Mais alguma consideração, Franklin? Por favor, fique à vontade!
FRANKLIN GONÇALVES – A educação é muito importante. A pré-escola, nós sabemos que sofre influência pela má alimentação e a falta de estímulos intelectuais nas famílias pobres; a educação infantil, por consequência, também é prejudicada. Mas só falar assim é como entrar num lugar comum. O PPS pretende fortalecer-se como partido, ter condição de eleger um vereador e, como partido forte, participar do governo e aí sim, poder influenciar esta e outras áreas.