Na manhã desta segunda-feira o prefeito esteve reunido com as secretarias de obras, agricultura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Uma equipe está fazendo o levantamento dos danos para encaminhar a avaliação para a Defesa Civil do Estado.
De acordo com Bruetto, os fortes ventos atingiram duas propriedades na comunidade Santo Antônio, três na linha São Roque e outras 12 na comunidade de Derrubada Baixa.
Nesta comunidade a Igreja e o Salão Comunitário foram totalmente destruídos. Árvores também foram arrancadas, algumas caíram às margens da BR-163.
Corpo de Bombeiros e a secretaria de obras do município realizaram os primeiros atendimentos na manhã do domingo. Equipes da Celesc também trabalharam no local para restabelecer a energia elétrica.
O município de 13 mil habitantes, já havia decretado situação de emergência devido a estiagem, que assola a região desde novembro de 2011.
Destruição em Campo Erê
Também no domingo, a cidade de Campo Erê, próxima a São José do Cedro, registrou estragos. Cerca de 50 casas foram destelhadas. As famílias tiveram que se abrigar na casa de familiares ou parentes Na linha Santa Lúcia, interior do município, um aposentado também teve a casa destruída e precisou procurar abrigo num vizinho.
Clique na imagem e confira mais fotos do vendaval em Campo Erê
Defesa civil alerta para chuva forte
A Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte para os próximos dias em Santa Catarina. Nesta segunda e terça-feira, a previsão é de chuva forte no Planalto Norte e Litoral Norte. Segundo a Epagri/Ciram, pode chover até 100 mm nestas regiões. O acumulado na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí deve ficar entre 40 a 50 mm.
A previsão para segunda-feira é de céu encoberto com chuva na maior parte do Estado. Entre terça e início de quarta-feira, a previsão é chuva de 80 mm no Litoral Norte. No restante de Santa Catarina, deve chover pouco.
A chuva forte pode causar alagamentos e deslizamentos nestas regiões. A Defesa Civil recomenda que a qualquer movimento de terra ou inclinações, os moradores deixem suas casas e acionem o órgão através do telefone de emergência 199 ou do 193 (Corpo de Bombeiros).